Sem cair na saia-justa



Recentemente, a plataforma on-line Mind7 realizou uma pesquisa sobre o comportamento do brasileiro diante da inadimplência. Por se tratar de um assunto muitas vezes constrangedor, as entrevistas poderiam se tornar uma dificuldade, porém por ter sido feita on-line houve um alto grau de participação. No total, 4.882 pessoas de todo o país responderam o questionário. Segundo Wiliam Kerniski, diretor executivo da LeadPix, empresa que desenvolveu a Mind7, as pesquisas via internet têm se mostrado mais eficazes quando comparadas ao questionário face-to-face.


Ele aponta a maior rapidez, abrangência e o investimento menor como os pontos fortes das pesquisas on-line. “O entrevistado se utiliza do benefício de responder de acordo com a disponibilidade de tempo, em qualquer lugar com acesso on-line e no seu próprio ritmo; sem considerar que dependendo da pergunta que esteja sendo feita, não coloca o entrevistado em uma situação de “saia-justa”, ele não fica tímido em responder; diferentemente quando a pergunta é formulada por meio da entrevista pessoal. E por fim, a capacidade de levantamento de respostas em volumes maiores em um prazo reduzido, agiliza o trabalho de entrega da pesquisa para quem contrata”, explica Kerniski.


A metodologia utilizada pela Mind7 inclui três etapas, a primeira consiste no levantamento de um banco de dados aleatório e segmentado por regiões, sexo, idade, o que, segundo Wiliam, garante maior segurança e confiabilidade. A segunda fase é a de desenvolvimento de uma comunicação simples e didática sobre o tema que será abordado, e, por fim uma carta de agradecimento é enviada ao entrevistado com o conteúdo informativo relacionado ao tema do questionário. No caso da pesquisa sobre Inadimplência, cada participante recebeu um e-book com dicas sobre como administrar o dinheiro, cortes inteligentes no orçamento e finanças do casal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima