Em 2016, a Sicredi deu sequência às ações e atividades do Programa A União Faz a Vida com a comunidade escolar, desta vez em 274 municípios, crescimento de 10% em relação aos municípios de 2015, envolvendo 219.866 alunos, 18.743 professores e 1.428 escolas. Como parte da estratégia de formar uma rede, novos assessores pedagógicos que realizam a formação dos educadores do programa A União Faz A Vida nos municípios foram habilitados, além da realização das formações continuadas com os profissionais já participantes em anos anteriores.
O projeto é a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa. Ele busca promover a cooperação e a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. A metodologia do PUFV convida as crianças e adolescentes a valorizarem os conhecimentos e espaços comunitários, os empreendimentos coletivos, a cooperação e o exercício da cidadania como formas de se ensinar e de apreender em todos os lugares e com todas as pessoas. Para fazer os princípios de cooperação e cidadania tornarem-se ação, a metodologia se desenvolve a partir das práticas de expedição investigativa, dos projetos realizados e da troca com a comunidade de aprendizagem.
Os projetos desenvolvidos no Programa geram valor também para a comunidade, pois abordam temas relevantes como meio ambiente, saúde, cultura e esporte o que vem ao encontro da melhoria da qualidade de vida da comunidade onde o Programa é desenvolvido.
No total, os investimentos no Programa estão estimados em aproximadamente R$ 6.141.978,49 advindos de recursos do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates), de parceiros, apoiadores empresariais e individuais, bem como de doações das empresas do Sistema.