O quadro se repete nas mais variadas áreas profissionais do país: são muitas vagas para poucos profissionais qualificados, isso ocorre principalmente nas áreas executivas. O reflexo é o custo cada vez maior de mão de obra e dificuldade de contratação, explica Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Uma alternativa que as grandes empresas estão encontrando é a busca de treinamento e de cursos para os profissionais já contratados e políticas de retenção, fazendo com que este mercado de empresas especializadas em treinamentos corporativos esteja em forte crescimento.
“Grande parte das empresas que buscaram treinamentos quer complementar os conteúdos dos colaboradores em relação à liderança. Os profissionais se formam no curso superior e obtêm conteúdo técnico, porém a ´bagagem básica´ que as empresas estão buscando inclui também experiência do profissional, capacidade de decisão e utilização na prática do conteúdo técnico”, afirma.
Para ele, o primeiro passo para um bom treinamento é realizar uma avaliação interna sobre quais são as reais necessidades, evitando treinamentos que não reflitam em resultados. Outro ponto fundamental é o levantamento dos perfis dos colaboradores para definir quais devem ser direcionados para um treinamento. “Direcione os cursos que serão realizados às reais aptidões e ambições dos colaboradores”, aponta. Barbosa também explica que os treinamentos devem ser constantes. “Com a velocidade das informações e mudanças rápidas, para ter um profissional realmente capacitado, é fundamental que esse passe por constantes reciclagens”, afirma. De acordo com Barbosa, no treinamento de profissionais de recuperação de crédito é importante abordar temas como elaboração de rating de crédito de uma empresa, identificar soluções negociais e jurídicas para o problema dos atrasos de pagamentos, desenvolver parâmetros e estratégias destinadas ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial e aprender as características operacionais e legais dos cheques e títulos de créditos.
Ele também destaca que os benefícios para a empresa são inúmeros, como maior produtividade; possibilidade de soluções inovadoras, aumento da rentabilidade,dentre diversos outros e o atendimento se torna um diferencial. “Atender bem extrapola as premissas da boa educação, atender bem é ter sensibilidade, entendimento e técnica para transmitir ao cliente todas as informações necessárias que o mesmo necessita saber”, conclui.