
As vantagens do programa, criado em 2012, não ficam somente na remuneração. Mexe também com outro ponto importante para os jovens da Geração Y: plano de carreira. “O 5 estrelas possui uma mecânica que possibilita – por meio do desempenho diferenciado e contínuo com o atingimento das metas – que o colaborador seja promovido automaticamente ao próximo cargo de sua carreira ao acumular cinco estrelas”, afirma o executivo. Para conseguir essa promoção, porém, é necessário atingir a pontuação máxima do programa.
A ação interna já gera resultados. Cerca de 30% dos funcionários da Tim que atuam como consultores no atendimento ao cliente foram promovidos ao menos uma vez durante o ano. Além disso, mais de 1,6 mil colaboradores alcançaram o patamar das cinco estrelas e 1,5 mil ganharam remuneração variável em dobro. “Os resultados demonstram que os envolvidos se sentem motivados a realizar um atendimento de qualidade”, destaca Curvelo.
Com os colaboradores satisfeitos, as coisas melhoram também externamente, com os clientes mais satisfeitos, segundo o executivo. “Programas como esse, sem dúvida, contribuem para a melhoria da qualidade do atendimento, alcançando a ´ponta´ do lado de fora da empresa, que são os usuários dos nossos serviços. Além disso, motivamos nossos colaboradores, melhoramos o ambiente de trabalho e proporcionamos o desenvolvimento dos profissionais”, completa o colaborador da Tim.