
Além disso, com a quebra das barreiras físicas pela internet, o consumidor tem acesso às marcas do mundo todo, com a possibilidade da compra a um “clique” o que aumenta seu leque de oportunidades e faz com que não dependa mais do seu entorno para adquirir os produtos desejados. Dados da empresa de pesquisas Comscore, mostram que o Brasil é o terceiro país do mundo em e-commerce, com 63 milhões de consumidores.
Segundo o guru do Marketing, Philip Kotler, “o ritmo acelerado na era da informação torna imperativo que cada empresa reserve um tempo significativo para examinar e perguntar que adaptações deverá empreender agora para sobreviver e prosperar”. Por isso, é importante que as empresas busquem uma nova organização, visando se diferenciar para conseguir se destacar. Vale investir em serviços, como atendimento personalizado e pós-venda, em treinamento de pessoal e em novos produtos.
Nesse novo cenário, os líderes desempenham papel fundamental, sendo responsáveis por entender as demandas de seu público-alvo, planejar ações para atender essas exigências e inspirar os colaboradores a saírem da inércia. Cabe aos gestores incentivar o trabalho em equipe e a criatividade para que novas ideias surjam e contribuam para que a empresa se sobressaia perante as demais.
Ao se preparar para acompanhar as mudanças, a empresa se destaca das demais, ganhando em competitividade e até na fidelização dos seus clientes. E, com isso, estará sempre pronta para os novos desafios que aparecerem neste mundo, cada vez mais, sem fronteiras.
Acacio Queiroz é chairman da Chubb do Brasil. Formado em Economia, pós-graduado em Finanças e com especialização em Business nos Estados Unidos. É conselheiro certificado pelo IBGC e Fundação Dom Cabral. Membro dos Conselhos Diretor e Superior da CNseg, e participante dos Conselhos da ANSP, APTS e WTC. Participa do G100 – Grupo de Líderes e Conselho Econômico e do HSM CEO Knowledge Hub.