
A importância da ferramenta se dá pelas diferentes situações em que pode ser utilizada, inclusive nas novas mídias, justifica Kapulski. A integração do e-mail marketing com as redes sociais já é de 50%. A pesquisa apontou também que 36% das empresas utilizam o envio de e-mails em promoções, 33% em vendas e 31% em ações de relacionamento e também para envio de conteúdo. “Este estudo consolida a ideia que já tínhamos da grande importância do e-mail marketing na comunicação das empresas, seja para relacionamento, vendas ou promoções”, conta o presidente da Simonsen, Antonio Cordeiro.
Porém, ainda há algumas dificuldades no setor que devem ser combatidas, de acordo com as empresas entrevistadas. Os principais desafios para se ter um bom retorno se encontram em 69% dos casos na qualidade da base de dados, 40% na integração multicanal, 40% na aquisição das listas, 40% na entregabilidade, 19% na segmentação, 10% no acompanhamento de resultados e 10% no design. Ainda assim, 31% empresas consultadas estimam que haja um crescimento no volume de e-mail marketing de 20 a 30% para 2011. Sendo que, nos próximos três meses, 31% das empresas têm a intenção de investir em uma solução de e-mail marketing.