Experiência positiva

Embora só recentemente o mercado venha investindo, a Net já utiliza a URA humanizada desde 2007. A opção pela solução se deu com o objetivo de oferecer para os clientes uma nova experiência, a partir de uma melhor condição de resolver os seus questionamentos – de forma mais ágil, confiável e agradável. “Ao oferecermos uma solução de atendimento automatizado humanizado, conseguimos ofertar aos nossos clientes uma solução muito mais agradável e próxima do atendimento humano”, conta Celso Tonet, diretor de atendimento da Net.
Como resultado, a empresa obteve aumento na retenção dos clientes no atendimento automático, sem que haja a necessidade dos clientes falarem com um operador. “Além disso, é interessante destacar que essa humanização trouxe para o atendimento da nossa empresa uma imagem diferente, mais associada ao nosso dia, que é muito focado na inovação”, completa o executivo, acrescentando que o principal desafio é criar a cultura nos clientes. “Transmitir a eles a confiança necessária para que utilizem os serviços automatizados da mesma forma que se utilizam dos serviços de atendimento humano.”
O processo de implementação, conta Tonet, iniciou com a identificação de voz, depois voltou-se para a URA normal, implantando uma nova forma de identificação via DTMF. “Enfim, passamos por várias etapas, testando sempre a usabilidade e a percepção de nossos assinantes. Por fim, chegamos à solução atual, que vem sendo bem reconhecida por nossos clientes.” Hoje, o diretor detalha que dois pontos definem a usabilidade da URA: primeiro, um serviço de consultoria com os fornecedores para a elaboração de uma fraseologia mais coloquial, buscando se aproximar ao máximo do modelo de conversação usual das pessoas; depois, tecnicamente, a disponibilização de opções que sejam as mais aderentes às necessidades dos clientes, colocando sempre na cabeça da URA aquela opção que possa ser mais importante para eles.

Deixe um comentário

Rolar para cima