Filipe Guimarães, head de corporates do Cubo Itaú

Grupo Boticário amplia relacionamento com startups por meio do Cubo Itaú 

Colaboração busca identificar soluções inovadoras para investimentos, negócios e aceleração, dentro e fora do Brasil

O Grupo Boticário, por meio de sua área de Corporate Venture – GB Ventures, anunciu o fortalecimento do compromisso com a inovação através da parceria com o Cubo Itaú, hub de empreendedorismo tecnológico focado na América Latina. A colaboração busca ampliar o acesso a startups, no Brasil e no mundo, nos mercados de beleza e varejo para oportunidades de investimentos, negócios e aceleração. 

“A parceria com o Cubo Itaú, além de facilitar o mapeamento de soluções inovadoras e disruptivas dentro de 5 verticais: retailtechs, beautytechs, fintechs, biotechs e marcas de beleza e bem-estar, também visa intensificar a relevância do Grupo Boticário no ecossistema empreendedor e impulsionar sua cultura de inovação, pilar fundamental e transversal à toda a empresa. Seguindo sua estratégia e compromisso com a inovação, o GB Ventures planeja investir R$100 milhões no ecossistema de startups nos próximos quatro anos, por meio de seu fundo de Corporate Venture Capital”, explicou Analu Partel, diretora de M&A e GB Ventures do Grupo Boticário.

Segundo a executiva, “o GB Ventures atua no universo de startups desde 2021, apoiando empreendedores através do programa de aceleração. Para potencializar nossa estratégia de médio e longo prazo, e fortalecer ainda mais nosso ecossistema, vamos intensificar além da aceleração, investimentos em modelos de negócios e soluções tecnológicas inovadoras. Por isso, a parceria com o Cubo Itaú é estratégica para atingir nossos objetivos. Queremos ampliar o acesso a startups, antecipar tendências e fortalecer nossa posição como um parceiro chave do empreendedorismo”.

Parceria ganha-ganha

A parceria entre o Grupo Boticário e o Cubo Itaú  promete um futuro de colaboração, troca de experiências e melhores práticas de mercado. “Ao se associar a um dos maiores hubs de inovação da América Latina, o Grupo Boticário espera ampliar o acesso a startups e bons empreendedores podendo impulsionar seus negócios, contribuindo com aprendizados, know-how e expertise nos setores de beleza e varejo. Para isso, uma série de iniciativas estão previstas ao longo do ano como encontros para networking e imersões em ecossistemas regionais do Brasil e internacionais”, assegurou Analu. 

Filipe Guimarães, head de corporates do Cubo Itaú, destaca que a parceria cria novas oportunidades para as startups. “Ter ao nosso lado a expertise de uma empresa tão relevante, como o Grupo Boticário, atuando em setores estratégicos para a economia brasileira como beleza e varejo, é criar novas possibilidades para que as soluções inovadoras dos empreendedores tecnológicos enfrentem os desafios de negócios e gerem um impacto positivo na sociedade. É fortalecer conexões e abrir portas para que startups tenham mais oportunidades de crescimento e inovação”,.

GB Ventures: inovando juntos o futuro da beleza

Com a missão de impulsionar o futuro do Grupo Boticário através da conexão com startups, consolidando sua visão de futuro e potencializando a inovação dentro e fora do seu ecossistema de beleza, atua em quatro frentes estratégicas: fundo de CVC, programa de aceleração de startups, desenvolvimento de negócios e relacionamento com o ecossistema empreendedor.

Fundo de CVC: com R$100 milhões para investir, a empresa espera realizar novos aportes em startups com soluções tecnológicas e/ou modelos de negócio inovadores e disruptivos, com potencial estratégico de gerar parcerias ou insights para o Grupo. O foco inicial está em beauty techs, biotechs, retail techs, fintechs e marcas em rodadas iniciais (seed e series A) e os investimentos serão minoritários (até 20% de participação), com aportes entre US$1 milhão e US$2 milhões. 

Programa de Aceleração de Startups: desde 2021, anualmente, aproximadamente 10 startups são aceleradas dentro de teses priorizadas pela empresa. Nessa frente, há uma importante troca e relação ganha-ganha: para as startups, o programa com duração de 5 meses, é gratuito e equity free. O foco é ajudar o empreendedor a levar sua startup para o próximo nível e achar novas oportunidades de negócios; já para o Grupo Boticário, há a possibilidade de explorar, conhecer e aprender com as startups e seus empreendedores sobre novos mercados, tecnologias, modelos de negócios e identificar potenciais ângulos de sinergia para o Grupo. 

Desenvolvimento de negócios: iniciativa que desenvolve, conecta e acompanha projetos estratégicos com as startups do portfólio (40 startups atualmente) de aceleradas e investidas, facilitando as conexões dentro da companhia e assegurando a geração de valor para ambas as partes.

Relacionamento com o ecossistema empreendedor: iniciativa para fomentar o posicionamento e reputação do Grupo Boticário nos ecossistemas de inovação, startups e de empreendedorismo, buscando atrair os melhores empreendedores e oportunidades para as iniciativas do GB Ventures. Para isso, a companhia está conectada com hubs de inovação, fundos de venture capital e comunidades de startups buscando apoiar e fortalecer o ecossistema empreendedor.

Deixe um comentário

Rolar para cima