Max Wessel, CoCEO da Degreed

Habilidades de IA na força de trabalho global dobraram desde 2022

Dados divulgados pela Degreed destacam rápido crescimento das habilidades, liderado por serviços profissionais, saúde e manufatura

A proficiência média das habilidades de inteligência artificial na força de trabalho global mais do que dobrou (2,5x) de dezembro de 2022 a dezembro de 2024. É o que aponta pesquisa divulgada pela Degreed, plataforma de aprendizagem empresarial para o desenvolvimento de habilidades, revelando que esse aumento se alinha com o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, um ponto de partida para a rápida adoção de tecnologias de IA generativa no ambiente de trabalho. Apesar desse crescimento, os dados da Degreed indicam que apenas 3% dos trabalhadores são atualmente avaliados como tendo experiência em IA (classificação 5 ou superior em uma escala de 8 pontos), em comparação com 1,3% há dois anos.

Em todos os setores, os colaboradores estão cada vez mais focados em desenvolver habilidades de IA. Os dados da sondagem revelam um crescimento significativo na prevalência de habilidades de IA, com o setor de saúde e manufatura mostrando um forte impulso com 136% de crescimento no interesse, seguido pelo setor de tecnologia com 127%. O setor de serviços profissionais demonstra um engajamento particularmente alto, liderando com 162% de crescimento, o que reflete a ênfase da área na transformação digital.

Habilidades de IA por setor

O crescimento da experiência em IA também varia de acordo com o setor. O setor de saúde mostra um progresso excepcional com 141% de crescimento de especialização, enquanto o setor financeiro demonstra um forte avanço com 120% de crescimento de especialização. As Informações indicam que esses setores estão adotando uma abordagem mais estratégica para a integração da IA, investindo em recursos técnicos profundos e aplicativos especializados de IA que impulsionam a inovação no atendimento ao paciente e nos serviços financeiros. Esse desenvolvimento focado da experiência em IA, especialmente em setores regulamentados, sugere uma abordagem madura para a transformação digital que poderia servir de modelo para outros setores que buscam aprimorar seus recursos de IA.

Crescimento global das habilidades de IA

A IA está revolucionando o local de trabalho, com ferramentas de IA generativa acessíveis que permitem que os profissionais sejam mais produtivos e melhores em seus trabalhos. De acordo com um relatório do Capgemini Research Institute, 80% das organizações aumentaram seu investimento em IA generativa desde 2023 e 20% mantiveram seu nível de investimento. A análise regional da Degreed também mostra um crescimento significativo na prevalência de aprimoramento de habilidades em IA, com a região da Ásia e Pacífico (APAC) liderando com 236%, seguida pela Europa, Oriente Médio e África (EMEA) com 146%, e América Latina (LATAM) e América do Norte (NAMER) com 108% e 107%, respectivamente, destacando um compromisso global com a transformação da força de trabalho orientada pela IA.

“As empresas estão competindo em um mundo em que a inteligência artificial está transformando os setores em um ritmo sem precedentes. Os dados que temos deixam claro que o C-level entendeu a mensagem e está investindo em equipar suas forças de trabalho com habilidades de IA, capacitando os colaboradores a inovar, simplificar as operações e tomar decisões com base em dados. Ao mesmo tempo, embora as empresas estejam progredindo na qualificação de seus funcionários, os esforços precisam ser acelerados para garantir que os níveis de especialização correspondam aos requisitos para a rápida mudança da força de trabalho que é esperada”, comentou , disse Max Wessel, CoCEO da Degreed.

Deixe um comentário

Rolar para cima