Validado e auditado pela KPMG Brasil, o sistema utiliza inteligência artificial e blockchain para monitorar, certificar e comercializar créditos de carbono
A IturanMob, braço de mobilidade da Ituran Brasil, anunciou o lançamento de uma solução que converte a economia de emissões de carbono em retorno financeiro para motoristas de veículos elétricos. Validado e auditado pela KPMG Brasil, o sistema utiliza Inteligência Artificial e Blockchain para monitorar, certificar e comercializar créditos de carbono.
Por meio de um dispositivo IoT (internet das coisas) instalado nos veículos, a tecnologia da IturanMob mensura, em tempo real, a partir da rotina e com base na condução do motorista a quantidade de redução de emissões de carbono durante cada viagem. Esses dados são enviados para um data hub, que os disponibiliza para a API das certificadoras, como a BVM12 (Bolsa de Verde de Manaus), responsável por transformar as emissões evitadas em créditos de carbono comercializáveis. Dessa forma, empresas que buscam compensação ambiental podem adquiri-los, enquanto motoristas parceiros recebem um valor em reais diretamente em suas contas.
“Nossa tecnologia oferece um método preciso e confiável de monitoramento de quanto aquele carro deixou de poluir. A análise considera a rotina e condução de cada motorista e, com isso, os créditos são tokenizados na BVM12 e adquiridos por empresas que compram e revendem carbono não emitido”, explica Paulo Henrique “PH” Andrade, CEO da IturanMob.
Em parceria com a 99, Ituran, BVM12 e Osten Group a solução de Crédito e Carbono já está beneficiando motoristas da 99, que podem receber até R$ 200 mensais com a conversão e venda dos créditos. Para a utilização do recurso é necessário a instalação do IoT da IturanMob no veículo elétrico. A tecnologia está disponível para frotas empresariais e, em breve, poderá ser adotada por proprietários individuais de veículos EV, tornando-se um novo atrativo para o varejo e para quem deseja aliar sustentabilidade e retorno financeiro. Além disso é possível ter no mesmo dispositivo instalado, o acesso aos serviços de recuperação veicular, conectividade em tempo real e leitura dos dados da telemetria do veículo.
“Conseguimos unir inovação e impacto ambiental positivo. Cada quilômetro rodado com um veículo elétrico passa a ser mais do que uma alternativa sustentável, mas também um benefício direto para o motorista. Estamos criando um ecossistema onde a mobilidade elétrica se torna ainda mais viável e acessível”, destacou PH.