Em parceria com Hand Talk, empresa mostra como tecnologia acessível fortalece a cultura de diversidade e gera resultados
A JDE Peet’s, especializada em café e chá, e a Hand Talk, startup especializada no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, divulgaram os resultados da parceria entre as empresas para avanços da acessibilidade digital. Desde 2022, os principais sites da companhia no Brasil, Café L’OR e Café Pilão, contam com o Hand Talk Plugin, ferramenta que traduz conteúdos automaticamente para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e oferece outros recursos assistivos para seus clientes, consumidores e público geral. “Nessa parceria, mais de 1,4 milhões de palavras foram traduzidas em apenas 12 meses, evidenciando que a inclusão digital rompe fronteiras e quebra barreiras de comunicação e acesso. O recurso já foi utilizado em mais de 43 localidades diferentes, ampliando o alcance da iniciativa”, afirmou Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk.
De acordo com a JDE Peet’s, os feedbacks recebidos demonstram que a inclusão digital fortalece o vínculo com consumidores e reforça valores como respeito e cuidado. Internamente, a iniciativa mobilizou equipes e ajudou a consolidar uma cultura mais empática, alinhada às diretrizes de diversidade e inclusão. Segundo Tenório, “esse case mostra que inovação e inclusão caminham juntas. Ao tornar seus canais mais acessíveis, a JDE Peet’s não apenas cumpre uma responsabilidade social, mas também estabelece novas conexões com seus públicos”.
O avanço da acessibilidade digital também está inserido na agenda de ESG da JDE Peet’s. A companhia tem cerca diversos associados atuando de forma colaborativa como campeões de diversidade, equidade e inclusão, além de promover treinamentos, revisões de conteúdos digitais e parcerias com especialistas, contando com o apoio de intérpretes de Libras nas comunicações e soluções de acessibilidade da Hand Talk. A estratégia acompanha uma tendência de mercado, segundo a pesquisa da Deloitte, cerca de 74% dos executivos identificaram redução de custos operacionais e 79% registraram aumento de receita em iniciativas ligadas à diversidade e inclusão.
A organização planeja ampliar a acessibilidade em todos os seus canais digitais, buscar certificações e incluir pessoas com deficiência nos processos de criação e comunicação. “A mensagem que a empresa deixa para o setor é clara: a acessibilidade vai além do cumprimento legal e deve ser encarada como uma oportunidade de construir marcas mais humanas e relevantes”, concluiu o CEO.