A Cidade do México se transformou no palco de celebração às melhores práticas em gestão de clientes da América Latina. Foram 21 empresas e 1 executivo reconhecidos pelas suas iniciativas em sete categorias, com menções Ouro, Prata e Bronze e um Profissional do Ano. O Brasil, no computo final, levou dois troféus de Ouro. Se entre os países o Brasil ficou em segundo lugar pelo volume de troféus, na cola do país anfitrião (oito do México, sete do Brasil, quatro da Colômbia e quatro da Argentina), entre as empresas os grandes destaques foram a Atento que como prestadora de serviços ganhou três prêmios com cases de clientes do Brasil, e contribuição tecnológica pela Colômbia e melhor operação pelo México. Individualmente, entre as empresas, a operação mexicana da American Express foi a grande vencedora.Organizado como um campeonato regional, o Premio Latam passou por uma fase nacional, onde os cases inscritos venceram em seus respectivos países, ganhando álibi para seguir na concorrência regional. Apenas no Brasil, foram 15 empresas pré-classificadas nos prêmios promovidos pela revista ClienteSA, IRC+, Televendas e o Prêmio de Excelência em Contact Center, o PECC. O grande parceiro local, e origem do maior volume de cases é o Prêmio Nacional de Telesserviços, o Premio PNT, da Associação Brasileira de Telesserviços. Das 15 empresas previamente classificadas, com um total de 21 cases, sete foram classificadas para a finalíssima.
Vencida a etapa nacional, os cases dos quatro países foram adaptados a um modelo regional com descrição de processos, índices de resultados e descrição teórica, que foram avaliados por um grupo de oito jurados – reconhecidos profissionais de mercado, sendo dois por país. Mas apenas seis avaliaram os cases, sem considerar de seu próprio país.
VENCEDORES OS MELHORES DA AMÉRICA LATINA
Categoria  | Empresa  | País  | Troféu  | 
Melhor Estratégia da Organização  | Governo do México  | México  | Ouro  | 
Coca-Cola FEMSA  | México  | Prata  | |
Atento com case da Fiat  | Brasil  | Bronze  | |
Melhor Gestão de RH  | Avanza  | Colômbia  | Ouro  | 
Clienting com case da Linde  | Argentina  | Prata  | |
Gol  | Brasil  | Bronze  | |
Melhor Contribuição Tecnológica  | American Express  | México  | Ouro  | 
Paginas Amarillas  | Argentina  | Prata  | |
Atento  | Colômbia  | Bronze  | |
Melhor Contribuição em Responsabilidade Social  | American Express  | México  | Ouro  | 
Call Contact Center  | Brasil  | Prata  | |
Sistem  | Colômbia  | Bronze  | |
Melhor Operação de Contact Center Terceirizado  | Best Day  | México  | Ouro  | 
Atento  | México  | Prata  | |
Clienting com case da Telefonica  | Argentina  | Bronze  | |
Melhor Operação de Contact Center Interno  | Gás Natural Fenosa  | Brasil  | Ouro  | 
BB Mapfre  | Brasil  | Prata  | |
American Express  | México  | Bronze  | |
Melhor Estratégia Multicanal  | Netshoes  | Brasil  | Ouro  | 
American Express  | México  | Prata  | |
Net Serviços  | Brasil  | Bronze  | |
Melhor Profissional do Ano  | Ricardo Duran  | Colômbia  | Ouro  | 

								








