A Cidade do México se transformou no palco de celebração às melhores práticas em gestão de clientes da América Latina. Foram 21 empresas e 1 executivo reconhecidos pelas suas iniciativas em sete categorias, com menções Ouro, Prata e Bronze e um Profissional do Ano. O Brasil, no computo final, levou dois troféus de Ouro. Se entre os países o Brasil ficou em segundo lugar pelo volume de troféus, na cola do país anfitrião (oito do México, sete do Brasil, quatro da Colômbia e quatro da Argentina), entre as empresas os grandes destaques foram a Atento que como prestadora de serviços ganhou três prêmios com cases de clientes do Brasil, e contribuição tecnológica pela Colômbia e melhor operação pelo México. Individualmente, entre as empresas, a operação mexicana da American Express foi a grande vencedora.Organizado como um campeonato regional, o Premio Latam passou por uma fase nacional, onde os cases inscritos venceram em seus respectivos países, ganhando álibi para seguir na concorrência regional. Apenas no Brasil, foram 15 empresas pré-classificadas nos prêmios promovidos pela revista ClienteSA, IRC+, Televendas e o Prêmio de Excelência em Contact Center, o PECC. O grande parceiro local, e origem do maior volume de cases é o Prêmio Nacional de Telesserviços, o Premio PNT, da Associação Brasileira de Telesserviços. Das 15 empresas previamente classificadas, com um total de 21 cases, sete foram classificadas para a finalíssima.
Vencida a etapa nacional, os cases dos quatro países foram adaptados a um modelo regional com descrição de processos, índices de resultados e descrição teórica, que foram avaliados por um grupo de oito jurados – reconhecidos profissionais de mercado, sendo dois por país. Mas apenas seis avaliaram os cases, sem considerar de seu próprio país.
VENCEDORES OS MELHORES DA AMÉRICA LATINA
Categoria | Empresa | País | Troféu |
Melhor Estratégia da Organização | Governo do México | México | Ouro |
Coca-Cola FEMSA | México | Prata | |
Atento com case da Fiat | Brasil | Bronze | |
Melhor Gestão de RH | Avanza | Colômbia | Ouro |
Clienting com case da Linde | Argentina | Prata | |
Gol | Brasil | Bronze | |
Melhor Contribuição Tecnológica | American Express | México | Ouro |
Paginas Amarillas | Argentina | Prata | |
Atento | Colômbia | Bronze | |
Melhor Contribuição em Responsabilidade Social | American Express | México | Ouro |
Call Contact Center | Brasil | Prata | |
Sistem | Colômbia | Bronze | |
Melhor Operação de Contact Center Terceirizado | Best Day | México | Ouro |
Atento | México | Prata | |
Clienting com case da Telefonica | Argentina | Bronze | |
Melhor Operação de Contact Center Interno | Gás Natural Fenosa | Brasil | Ouro |
BB Mapfre | Brasil | Prata | |
American Express | México | Bronze | |
Melhor Estratégia Multicanal | Netshoes | Brasil | Ouro |
American Express | México | Prata | |
Net Serviços | Brasil | Bronze | |
Melhor Profissional do Ano | Ricardo Duran | Colômbia | Ouro |










