Minerion investe em atendimento e sucesso do cliente

Por meio da análise de parâmetros médios de uso do software em sua base de clientes a empresa consegue medir como o sistema é utilizado pelas mineradoras

A Minerion, desenvolvedora do software de gestão, anunciou o início do programa Excelência Operacional Minerion, dirigido aos clientes que usam o seu sistema de ERP há mais tempo. “O software passa por atualizações constantes e pode haver mudanças de equipe nas mineradoras. Assim, algumas funcionalidades podem estar sendo subutilizadas. Quanto melhor utilizarem o software, maior a produtividade, a inovação e competitividade, ou seja, melhor excelência operacional”, explicou Rosilaine Rodrigues, coordenadora administrativa da Minerion.​

De acordo com a executiva, “por meio da análise de parâmetros médios de uso do software em sua base de clientes, e sem entrar nos dados administrativos e financeiros de nenhum deles, a Minerion consegue medir como o sistema é utilizado pelas mineradoras. É possível verificar, por exemplo, se o setor de compras do cliente aplica funcionalidades como formulários de requisições, de concorrência, de aprovação, de auditoria, entre outros. Mineradoras classificadas como de alto nível de eficiência na utilização do software (A), não requerem intervenção. As de notável proficiência (B), recebem sugestões de melhoria. E as que utilizam o software em nível básico (C) recebem orientação e treinamento”.

À medida em que o programa progredir, a tendência é a de que a régua de uso suba, ampliando a qualidade da gestão de todos os clientes Minerion. “Já somos reconhecidos por ter o maior e o mais completo sistema de gestão para mineradoras. Queremos também ser reconhecidos como a provedora de software com o melhor atendimento aos clientes do mercado”, ressaltou Ivan Pereira, presidente da Minerion.

Sete voltas ao redor do mundo

O executivo de negócios da Minerion, Emerson Barbosa, entende na pele o que é prestar atendimento presencial a clientes em um país cuja extensão territorial é maior que a de toda a Europa. Ele acompanha a implantação do ERP Minerion na mineradora de Ouro da Grão Pará, no distrito de Casa de Tábua da cidade de Santa Maria das Barreiras, no Pará. Baseado em Arcos (MG), ele gasta quatro horas de carro até o aeroporto de Confins e mais duas horas de avião até Palmas, no Tocantins. De lá até a planta da Grão Pará são mais sete horas de carro, enfrentando, no trajeto, estradas de terra e a fila da balsa para atravessar o rio Araguaia. Se tudo der certo, são 14 horas de viagem. “Vou escutando pop-rock nacional e internacional no carro”, comentou Emerson.

Colega de Emerson na Minerion, Roberto Cardoso tem uma rotina semelhante. Para acompanhar a implantação do Minerion na mineradora de calcário Grupo Cesar Cassol, em Parecis (RO), a 2.500 km de Arcos, ele gasta entre 13 e 17 horas, dependendo do aeroporto de pouso em Rondônia. Ou 10 horas para ir até a mineradora Topbritas, em Nazaré (BA). Quando há atrasos nos voos ou acidentes na estrada a coisa complica. Ele lembra da ocasião que precisou de 21 horas para retornar da Serra do Araripe (PE) até sua casa. “Uma vez saí num sábado de manhã para chegar ao cliente segunda-feira, no meio da selva amazônica, na fronteira com o Peru. Não vejo dificuldade em viajar, sempre aprendo coisas novas no trecho”, ressaltou ele. 

No total, em 2024, a equipe de implantadores da Minerion cobriu 278 mil quilômetros em território nacional para atender aos clientes do software que é específico para mineradoras e é usado de norte a sul do Brasil. A distância é equivalente a sete voltas ao redor da Terra. De longe, o que mais “rodou” foi Edson Ilarino, outro executivo da Minerion. “Só no ano passado foram 57 mil quilômetros de carro”, contabiliza ele, que não gosta de avião e garante estar acostumado a pegar a estrada. “O importante é fazer a virada do software com sucesso”.

Após implantação, atendimento on-line

Para Pereira, “toda essa dedicação faz parte do DNA da Minerion e tem uma explicação: a fase de implantação é essencial para que um ERP entre em funcionamento do jeito certo, na hora certa, atendendo à expectativa do cliente em termos de investimento versus retorno. Dedicada ao negócio da mineração desde que foi fundada há 28 anos, a empresa conhece profundamente as práticas do setor, e juntando essa experiência ao atendimento presencial, consegue colocar um ERP em operação em tempo muito curto. Na mineradora de ferro Ecko, com quatro bases em cidades de Minas Gerais (Congonhas, Lafayete, Itatiaiuçu e Betim), o software estava rodando em seis meses”.

O cuidado no atendimento continua após a implantação, pelo sistema on-line, aberto às 350 operações de mineração atendidas pela Minerion no Brasil. Em maio, por exemplo, foram abertos 3.200 tickets pelo sistema, 86% deles atendidos dentro do prazo previsto. “A maioria dos chamados envolve questões de operação ou relacionadas à legislação”, explica Marina Rossi, coordenadora de atendimento ao cliente da Minerion, que coordena uma equipe de 40 pessoas. “Para rapidez e qualidade de resposta temos atendentes especializados nos módulos, como vendas, folha de pagamento, infraestrutura, almoxarifado e outros”. 

Ela conta que em uma nova plataforma de atendimento Minerion 50% dos clientes já podem acompanhar o andamento de suas demandas. Podem também consultar vídeos de treinamento sobre funcionalidades do sistema. Até setembro, 100% dos clientes deverão estar cadastrados a ela. A Minerion presta ainda serviços adicionais aos clientes, alguns exclusivos. Um exemplo: a empresa antecipa gratuitamente às mineradoras clientes as informações relativas às obrigações ECD (Escrituração Contábil Digital) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal). “Não temos notícia de outro software de gestão que ofereça esse serviço. E já estamos trabalhando com a IA para melhorar nosso chatbot”, concluiu Marina.







Foto de Artyom Korshunov na Unsplash

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