Pesquisa realizada pelo Everest Group a pedido da Concentrix aponta que 72% dos entrevistados acreditam que a IA generativa deve complementar o trabalho humano e não substituí-lo
Modernização tecnológica e uso estratégico de inteligência artificial já figuram como prioridade para 55% das empresas, segundo pesquisa independente conduzida pelo Everest Group a pedido da Concentrix, com mais de 450 líderes globais de diversos setores.
O estudo aponta uma mudança de postura no mundo corporativo: organizações estão deixando de focar exclusivamente em corte de custos e avançam para agendas ofensivas de inovação, automação inteligente e reinvenção da experiência do cliente. Outro dado de destaque é que 72% dos entrevistados acreditam que a IA generativa deve ampliar e complementar o trabalho humano, e não substituí-lo.
Até 2027, a expectativa é que investimentos em terceirização mais que dobrem (de 17% para 43%) e que aportes em IA generativa cresçam de 13% para 24%, indicando foco das empresas em transformação de longo prazo.
A pesquisa também revela que companhias buscam parceiros capazes de entregar transformação ponta a ponta, integrando tecnologia, experiência do cliente e governança, além de conexão com legados e melhores práticas do setor.
“O movimento do mercado evidencia a importância de modelos comprovados, que acelerem resultados e reduzam riscos. Provedores com capacidade de integração e execução em escala estarão mais bem posicionados para apoiar grandes empresas”, afirmou David Rickard, sócio do Everest Group.
Para o presidente e CEO da Concentrix, Chris Caldwell, os indicadores reforçam a visão estratégica da companhia. “Com tecnologia de ponta, expertise e soluções totalmente integradas, estamos preparados para impulsionar a transformação inteligente e apoiar nossos clientes a liderarem seus mercados na era da IA.”





















