Erick Okida, head de Sales & Mortgage da Pilar

Movimento de disrupção na venda de imóveis de alto padrão

Head de Sales & Mortgage da Pilar descreve como a proptech reorganiza o mercado premium ao criar um ecossistema colaborativo

Nascida da busca por romper a estagnação do mercado imobiliário brasileiro, a Pilar emerge como resposta a duas dores centrais: a desorganização estrutural do setor e a histórica desvalorização do corretor. Ao criar um ecossistema que integra imobiliárias boutiques, corretores, imóveis e suporte operacional, a proptech apresenta um modelo colaborativo para redefinir a experiência no alto padrão. Com tecnologia própria, serviços de infraestrutura e um portal, a empresa procura inovar dando ao corretor o papel estratégico que sempre lhe faltou, conforme detalhou Erick Okida, head de Sales & Mortgage da Pilar, ao participar, hoje (03), da 1255ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Dando um contexto, o executivo iniciou explicando que a Pilar começou olhando para uma dor no mercado mobiliário e sua estagnação, com as mesmas estratégias e modos de agir, e muito atrás do que ocorre nos Estados Unidos. Ela olhou também para outra dor importante nesse segmento que é a falta de valorização do corretor. “São essas duas dores, um mercado imobiliário desorganizado, informal, oferecendo muita insegurança, e a figura de um corretor muito desvalorizado, visto até como um ‘mal necessário’ para uma operação acontecer. Nascemos com a ideia de organizar esse mercado, dar protagonismo ao corretor, essencial para agregar valor no negócio de compra e venda do bem mais importante que uma pessoa terá na vida dela.”

Dessa forma, a Pilar se tornou um ecossistema que já conta com cerca de 220 imobiliárias boutiques – cujo conceito é ser enxuta, com poucos corretores e que atue com imóveis de alto padrão -, e sob elas, a plataforma conta com 800 corretores. “Compartilhando informações, portfólio e produtos, temos 28 mil imóveis únicos que são oferecidos por um corretor ou um grupo deles, constituindo a maior rede de alto padrão no estado de São Paulo, abrindo agora também para Curitiba. Então, um corretor, nesse ecossistema, passa a ter a força de outros 799 com os quais poderá fazer parceria e contando com milhares de imóveis que pode acessar pelo WhatsApp.”

Na concepção do head, joga um papel fundamental também uma série de serviços de infraestrutura oferecidos a essas imobiliárias, como assessoria jurídica, equipes comerciais para ajudar nas negociações, times de soluções financeiras e apoio na geração de demanda. Segundo explicou, esse último ponto é feito por meio do PilarHomes, portal cuja ideia surgiu em conjunto com os próprios parceiros, levando em conta a ineficiência dos portais existentes no mercado, não atendendo o nicho do alto padrão de maneira satisfatória. “O PilarHome tem toda a experiência, soluções e serviços voltados exclusivamente para o segmento premium.”

Perguntado sobre onde situa o fator disrupção nesse ecossistema, o executivo respondeu que está na atuação do corretor. “Como se trata de um segmento estacionado nos mesmos métodos há décadas, com os mesmos grandes players, se um corretor saía do concorrente A, ele só poderia ir para o B ou o C, e assim por diante. Não desfrutava de uma solução fora desse padrão. Se optasse por carreira solo, ficava sem qualquer apoio. Hoje, a Pilar é a alternativa diferenciada, permitindo um comissionamento até três vezes maior do que esse corretor obtinha no mercado tradicional, graças ao PilarHome, o acesso a uma portfólio gigantesco de imóveis de alto padrão, a tecnologia oferecida, etc. Além de provocarmos enxugamento de custos nas imobiliárias boutiques.”

Okida falou ainda da métrica adotada pela Pilar que permite saber, semanalmente, quantas vendas gerou valor, estando atualmente, na média, em 40%. Ele comentou ainda a mudança cultural que a empresa está provocando e sobre as tendência que vê no horizonte desse mercado de alto padrão, entre outros assuntos. O vídeo, na íntegra, está disponibilizado no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1254 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 4 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.


A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (04), recebendo Ricardo Onofre, CEO e fundador da Social Digital Commerce, que falará da força das vendas com relações consistentes e contínuas com consumidores; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cobrança: Por onde caminha a transformação da atividade?”, reunindo Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Flaviana Sallowicz, superintendente de cobrança de crédito do Banco BV e Rodrigo Mandaliti, presidente do IGeoc e sócio-presidente da Concilig.

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