Nestlé transforma colaboradores em embaixadores de marcas

Com 47 milhões de visualizações e mais de 2 milhões de engajamentos nos últimos três anos, iniciativa amplia alcance da marca e gera impacto estratégico

A Nestlé anunciou os resultados do seu “Programa Influencer”. Lançado em 2022 para fortalecer a marca empregadora, o projeto evoluiu no ano passado ao transformar colaboradores em embaixadores de marcas como Dolce Gusto, Nescafé e Receitas Nestlé. A mudança ampliou o alcance e o impacto do programa, que já conta com mais de 1.500 participantes em todo o Brasil. Nos últimos três anos, as publicações de participantes do programa alcançaram 47 milhões de visualizações orgânicas, geraram mais de 4 mil conteúdos publicados e mais de 2 milhões de engajamentos.

“O ‘Programa Influencer’ Nestlé transforma o talento e o engajamento de nossos colaboradores em uma força poderosa, capaz de impulsionar nossas marcas e estabelecer conexões genuínas. Esta iniciativa amplifica a voz de pessoas comuns que, no dia a dia, contribuem para a construção da Nestlé, facilitando a identificação do público com nossas mensagens. Os resultados vão além de números e geram conversas autênticas, além de um impacto real e duradouro”, comentou Felipe Custódio, gerente de marketing de influência da Nestlé.

Ao longo dos últimos três anos, foram realizadas 60 ações com as marcas parceiras, consolidando uma rede ativa e engajada de influenciadores internos. Encontros periódicos se tornaram um pilar fundamental do programa em 2024 com a participação de nomes como Ana Paula Xongani, criadora de conteúdo, e Vitor Ambrosio, diretor criativo do TikTok, que inspiraram os participantes com dicas práticas e insights sobre criação de conteúdo. 

As ações se diversificaram ao longo dos anos, abrangendo desafios como lançamentos de produtos, participações em eventos, cupons de desconto, visitas às fábricas, divulgação de receitas, entre outros impulsos. Essas iniciativas inspiraram os colaboradores a criarem seus próprios quadros, como o “#ExperimentandoComALau” e “#30Dias30Dicas para futuros Trainess”. 

“Faço parte do Programa Influencer Nestlé há três anos e vejo o quanto evoluímos. Antes, eu publicava stories ou reels falando sobre o meu dia a dia e sobre o orgulho em trabalhar na Nestlé. Hoje, participo de treinamentos frequentes como parte do Programa, sou convidada para grandes eventos das marcas, recebo e experimento produtos que serão lançados em primeira mão. No ano passado, me tornei embaixadora de Nescafé Dolce Gusto NEO”, destacou Aline Garcia, trainee de marketing. 

De olho no futuro

“Para 2025, os planos incluem criar novos formatos para os desafios e encontros ainda mais dinâmicos. Além de Dolce Gusto, Nescafé e Receitas Nestlé, as marcas Nestlé Health Science, Brasil Cacau, Purina, Professional e Maggi entraram para o programa e prometem selecionar novos embaixadores. Nosso objetivo é aprofundar ainda mais a conexão dos colaboradores com as marcas, fornecendo ferramentas que os capacitem a continuar produzindo conteúdos relevantes. Ver o engajamento espontâneo dos participantes é uma grande realização. No início, eles compartilhavam apenas momentos do dia a dia na Nestlé. Hoje, chegam a receber produtos das marcas regularmente para amplificar essa presença nas redes sociais”, salientou Custódio.

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