Baseada na terapia cognitivo-comportamental, Nicoly, chatbot da fintech, mapeia riscos emocionais com base na NR-1, oferecendo suporte estratégico à saúde mental no ambiente de trabalho
A Niky Benefícios, startup brasileira focada em multibenefícios, acaba de lançar um serviço de chatbot para assistência à saúde mental. A Nicoly, como foi batizada, busca oferecer suporte acolhedor e ético com base em terapia cognitivo-comportamental a qualquer momento, via WhatsApp.
Desde janeiro deste ano, o burnout passou a ser oficialmente reconhecido como uma doença pela Classificação Internacional de Doenças (CID-11). O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de casos, com 30% das pessoas ocupadas no país sofrendo com a condição, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). O levantamento ainda aponta que o número pode chegar a 1 em cada 3 trabalhadores.
“Nós percebemos que as empresas parceiras já demonstram preocupação ativa com o apoio e monitoria para a saúde dos colaboradores, mas, em geral, com mais foco na saúde física. Mas essa realidade está mudando e as empresas estão mais atentas aos problemas com saúde mental. Por isso, decidimos ir além, criando a Nicoly para oferecer suporte emocional preventivo de forma acessível, contínua e empática”, afirmou Elvis Tinti, CEO da Niky.
A Nicoly não substitui o acompanhamento clínico com profissionais da saúde, mas funciona como um ponto de partida acolhedor e seguro na jornada de cuidado emocional. Seu objetivo é incentivar conversas pessoais abertas, anônimas e sem julgamentos, especialmente em momentos em que o colaborador não sabe como ou por onde começar a buscar ajuda. “Acreditamos que o cuidado emocional precisa ser acessível, acolhedor e baseado em ciência. A Nicoly foi criada para oferecer um espaço seguro, fácil de usar e disponível sempre que o usuário precisar, sem julgamentos e com total respeito à individualidade de cada um. As conversas são protegidas por criptografia, garantindo total confidencialidade”, assegurou Erika Freitas, CEO da Zelluz, empresa parceira da Niky Benefícios em suporte emocional.
De acordo com Elvis, “entre os principais diferenciais da ferramenta estão a triagem inteligente de riscos psicossociais, que auxilia as empresas na identificação e prevenção de fatores de estresse; a geração de relatórios personalizáveis para os times de RH, sempre em conformidade com a LGPD; e a redução de absenteísmo por meio de incentivos comportamentais focados no bem-estar dos colaboradores”.
Segundo ele, “embora baseada em inteligência artificial, a Nicoly se destaca de outras soluções do tipo por ter sido desenvolvida com um banco de dados cuidadosamente revisado e orientado exclusivamente à saúde mental. Quando questionada sobre essa diferença, a própria assistente responde: ‘Meu foco é apoiar a saúde mental e o bem-estar, oferecendo um espaço acolhedor para conversar sobre sentimentos e situações. Estou aqui para ajudar a refletir e encontrar caminhos. Outras ferramentas de IA são mais gerais, sem esse enfoque específico na saúde emocional’”.
A Nicoly também é capaz de identificar sinais de sofrimento emocional com base em suas interações e em sua base de dados, orientando o usuário a procurar apoio especializado sempre que necessário. “Identifiquei que você pode estar enfrentando dificuldades persistentes, como tristeza intensa, ansiedade constante ou situações que impactam sua rotina. Nesse caso, recomendo que procure um especialista”, pode, por exemplo, orientar a assistente.