Dayene Barradas, gerente de Customer Success da Lett

Nivea impulsiona vendas com aprimoramento da estratégia digital

Marca otimiza sortimento e conteúdo e reduz ruptura em até 6%, expandindo a penetração comercial on-line em +2 p.p.

Frente aos desafios do e-commerce de beleza, em que a categoria de face care representa cerca de 20% das vendas on-line nas grandes redes de drogarias, a Beiersdorf, com a marca Nivea, reformulou sua estratégia digital com o apoio da Lett, marca do ecossistema Neogrid, e atingiu alta de até 29% em seu faturamento no segmento. Isso corresponde a uma redução de até 6% na ruptura e a um ganho de 2 pontos percentuais na penetração comercial na internet em menos de um ano.

O movimento ocorre em um cenário em que a experiência se mostra cada vez mais relevante. Segundo o estudo “Dados de Consumo e Fidelização”, realizado pela Neogrid em parceria com o Opinion Box em 2025, os consumidores buscam, sobretudo, facilidade (35%) e economia de tempo (33%) ao utilizarem tecnologias no varejo para comprar, destacando a importância de soluções que otimizem a jornada do cliente e assegurem a disponibilidade dos produtos em canais estratégicos.

“Atenta a essa realidade, a Beiersdorf identificou a necessidade de garantir seus itens à disposição em canais-chave, com foco no setor farmacêutico, no qual a decisão do consumidor é frequentemente influenciada por prescrições médicas e programas de benefícios. Em algumas farmácias, mercadorias essenciais representavam apenas 29% da oferta, influenciando o desempenho comercial e a participação de mercado da Nivea. A missão da Lett/Neogrid foi, então, organizar os sortimentos prioritários por modelo de negócio, padronizando conteúdos e monitorando indicadores em tempo real”, explicou Gabriela Mazzaro, gerente de e-commerce da Beiersdorf.

Segundo a executiva, “desde o início da nossa colaboração com a Lett/Neogrid, alcançamos uma série de vitórias rápidas que elevaram significativamente nosso nível de maturidade na gestão das métricas nas prateleiras digitais. Com isso, nosso time de vendas conseguiu trabalhar de forma mais integrada com a operação e aceleramos o crescimento do nosso negócio.”

Alta nas vendas e expansão de mercado 

A implementação do projeto foi realizada com três grandes grupos de drogarias entre fevereiro e setembro de 2024, gerando os seguintes avanços para a Nivea: 

Rede 1: a presença na gôndola de um dos itens mais vendidos da linha Face Care saltou de 29% para 56%. Os indicadores de conteúdo melhoraram 8%, resultando em uma alta de 25% no faturamento;

Rede 2: as vendas subiram 27% com um aumento de 6% na cobertura de estoque, o que contribuiu para um avanço de 0,4 ponto percentual no market share;

Rede 3: a alta nas vendas chegou a 29%, com um incremento de 6% na oferta de mercadorias e um ganho de 2 pontos percentuais no e-commerce na comparação com a comercialização total.

“O projeto com a Beiersdorf mostra como o uso de dados inteligentes, aliado à expertise em trade digital, pode acelerar resultados de forma exponencial. A trajetória da Nivea evidencia o impacto positivo de uma tática bem executada com foco em execução e eficiência”, afirmou Dayene Barradas, gerente de Customer Success da Lett.

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