
Para esse feito, a Tim, que dispõe de sites internos e externos para o atendimento ao cliente, irá contar com uma empresa independente para a realização de pesquisas mensais de satisfação. “Por meio de técnicas de aferição em campo e perguntas imediatamente após o atendimento, avaliaremos a percepção do cliente acerca da sua satisfação, tanto com relação ao atendimento, como em relação ao serviço”, explica o diretor. Os principais pontos a serem verificados serão cordialidade, cumprimento de prazo, agilidade no atendimento, capacidade de solucionar os problemas e clareza nas informações. Paolo afirma que a reação do mercado foi positiva. “Essa associação de ideias estimula a quebra de paradigmas. O novo modelo garante qualidade como remuneração, mudando seu enfoque de obrigação contratual, para objetivo incondicional”, acredita. A Tim possui quatro sites próprios – em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife – e também conta com empresas fornecedoras de serviços de callcenter, como a AeC, a CSU e a Almaviva. O diretor confirma que logo a Atento irá integrar o grupo de prestadoras. “Estreitar o relacionamento com nossos parceiros irá, sem dúvida, aumentar o comprometimento”, ressalta.
A empresa busca simplificar cada vez mais os processos relacionados ao atendimento. Nesse sentido, a área de Satisfação do Cliente, responsável por aprimorar e gerenciar os modelos de atendimento aos usuários, passou a se reportar diretamente à atual presidência, assegurando a máxima qualidade do serviço. “Sabemos que há muito trabalho pela frente, mas as mudanças anunciadas apontam o nosso compromisso com a qualidade do atendimento e dos nossos serviços. Continuamos investindo na área para ter um padrão de atendimento cada vez melhor”, finaliza.
Em busca de agilidade
Ipsemg contrata call center para diminuir filas e agilizar serviço de marcação de consultas

No início do projeto, o Cem ainda contava com uma alta quantidade de agendamentos presenciais e poucos por telefone. “Divulgando mais o call center, o beneficiário se educou rapidamente”, diz o diretor. Desde fevereiro, o atendimento já não pode ser feito presencialmente. “Mantivemos o sistema de desistência, mas logo ele também será feito apenas por telefone”, ressalta. O serviço é totalmente voltado para consultas no Cem, oferecido pelo próprio Ipsemg. Já para a rede credenciada, o beneficiário deve procurar diretamente o prestador de serviço.
O 155 é dividido em três tipos de atendimento que são: marcações e desmarcações, regulação (voltado para a rede credenciada) e informações sobre cadastro dos usuários. No total, são 80 posições de atendimento (PAs) que, nos primeiros 50 dias, atenderam 158.000 ligações. “À medida que as ligações aumentam, a própria empresa coloca mais PAs funcionando, segundo a nossa necessidade”, explica o diretor.
Segundo Marques, o processo trouxe melhorias tanto para os usuários como para a instituição. “De um lado conforto e facilidade, pois eles já não precisam se deslocar e, para nós, uma ferramenta de gestão excepcional”, afirma. Com a informatização dos dados, o Ipsemg consegue mapear os horários de marcações, especialidades selecionadas e tipos de usuários. “O atendimento via call center nos ajuda a ter um sistema de gestão mais eficiente, conseguindo detectar onde estão nossas deficiências e necessidades”. Para o futuro, Marques confirma a ampliação do serviço para outros segmentos. “Iremos introduzir a marcação de atendimento odontológico e (o 155) também será ampliado para atendimento na área de previdência”, finaliza.
Segundo Marques, o processo trouxe melhorias tanto para os usuários como para a instituição. “De um lado conforto e facilidade, pois eles já não precisam se deslocar e, para nós, uma ferramenta de gestão excepcional”, afirma. Com a informatização dos dados, o Ipsemg consegue mapear os horários de marcações, especialidades selecionadas e tipos de usuários. “O atendimento via call center nos ajuda a ter um sistema de gestão mais eficiente, conseguindo detectar onde estão nossas deficiências e necessidades”. Para o futuro, Marques confirma a ampliação do serviço para outros segmentos. “Iremos introduzir a marcação de atendimento odontológico e (o 155) também será ampliado para atendimento na área de previdência”, finaliza.
O alvo é o cliente final
Fabricante cria call center para dar suporte direto ao consumidor
Presente no Brasil há 34 anos, a Canon, empresa focada no sistema de imagens e soluções profissionais e de consumo, inaugurou um call center para atender aos usuários das linhas PowerShot e EOS. À princípio, o atendimento será focado nesses produtos por serem os mais procurados pelos clientes. Os consumidores poderão utilizar o novo canal de atendimento para tirar dúvidas sobre questões técnicas, uso dos equipamentos e garantia, por exemplo. Esse suporte era feito estritamente pelos distribuidores, o que impedia o contato direto da Canon com o cliente final. “Centralizamos o atendimento, pois nem sempre o cliente queria falar com o distribuidor, que possui limitações em responder questões mais específicas. Ele queria um contato direto com a marca”, completa Roberto Sandrini, especialista de marketing.
O call center foi instalado no próprio escritório da Canon no Brasil e implementado com a estrutura de todos os equipamentos da linha atual de câmeras fotográficas, para caso seja necessário acompanhar o usuário passo a passo durante o atendimento. Os operadores também receberam treinamento específico dirigido pela matriz da marca. “Agora, fotógrafos amadores e profissionais poderão contar com nosso apoio e expertise”, esclarece Leonardo Botelho, especialista de produto da Canon. “O diferencial do atendimento feito diretamente pela fabricante é a qualidade e agilidade na prestação do serviço”, acrescenta. Para Sandrini, essa nova forma de atender é importante para analisar a satisfação do cliente. “Temos a capacidade de perceber o que o consumidor sente, se ele está contente, o que não era possível fazer através do distribuidor”,afirma.