
Essa evolução pôde ser vistanos cases vencedores, que se utilizaram de inovações tecnológicas, sempre apoiadas na criatividade. Para Eduardo Rodrigues, sócio-diretor da e|ou, o marketing direto é um mercado que se expande e se aprimora continuamente, ao sabor do franco avanço tecnológico no que diz respeito à comunicação. “Já estamos vendo mais e mais campanhas digitais, ações com recursos audiovisuais e interativos que melhoram em progressão geométrica, além de ferramentas de mensuração cada vez mais detalhadas e sensíveis. E tudo isso só tende a se intensificar daqui pra frente”, refletiu.
Com a força que os novos canais trouxeram para o marketing direto, ele se tornou a estratégia mais assertiva de conquista e fidelização, se utilizada com relevância. Segundo Flávio Gurgel Amaral, diretor de planejamento da Rocker Head, a demanda e oferta de direct é mais rica e assertiva quando em combinação com outras disciplinas, canais e expertises. “O que faz a força da comunicação é a integração de todos eles. O digital, principalmente, amadureceu e amplificou o mercado”, defende. Na visão de Karina Oliveira, gerente de CRM do Magazine Luiza, isso tem feito omarketing direto ganhar cada vez mais importância nas empresas. “Com a diluição da audiência dos canais de comunicação de massa, é necessário que os esforços de marketing com maior precisão sejam priorizados para a otimização de budget. As empresas também já perceberam a importância de se comunicar com seu cliente, gerar vínculos e estabelecer uma relação de fidelidade”, esclarece.
VENCEDORES
A premiação mais uma vez homenageou os melhores cases do mercado com troféus de ouro, prata e bronze. O reconhecimento dourado bateu – mais de uma vez – na porta das agências vencedoras. As Agências do Ano em cada especialidade foram Contax, em Call Center/Contact Center, MarketData, em CRM/Database, R/GA, em Digital/Mobile, e e|ou, em Campanha/Programa. “Essa vitória mostra a maturidade que alcançamos como empresa, o altíssimo patamar que atingimos aos 10 anos de idade. Patamar esse que só nos interessa levar ainda mais para cima daqui pra frente”, comemorou o sócio-diretor de atendimento e operações da e|ou, Fábio Souza.
Outra categoria aguardada da noite foi a”Melhor dos Melhores”. Na especialidade Call Center/Contact Center o prêmio ficou com o case “Gladiadores do Sucesso”, da Contax, para o Santander. Em CRM/Database, a conquista ficou àAlphabase e Editora Abril, com o case, “Quanto mais Claudia, melhor”. A agência R/GA faturou na especialidade Digital/Mobile com a campanha, “Google CreativeSandbox” e, na especialidade, Campanha/Programa o troféu foi para a e|ou, com o case “Feijoada”, criado para o Bar Posto 6.
A e|ou e a R/GA conquistaram ainda os prêmios “Especial de Criação”. A primeira faturou novamente com o case, “Feijoada”, enquanto a R/GA com a campanha “Google Creative Sandbox”. Este mesmo case foi o grande vencedor da noite, levando o prêmio Grand Prix. Durante a cerimônia foram anunciados ainda os vencedores do Prêmio Correios, por melhor uso da mídia postal: Giovanni+DraftFCB com o case “Biscoito da Sorte” e e|ou com os cases “Caribe”, “Home Boutique Brooklin” e “Lançamento Chevrolet Spin”.
HALL OF FAME
O 19 º Prêmio Abemd ainda homenageou Rubens Stephan, CEO da Marketdata, que foi reconhecido por sua colaboração para o mercado de marketing direto, entrando para o Hall ofFame. “Sinto-me profundamente honrado com esta homenagem, que chega no mesmo momento em que o Grupo WPP, do qual faz parte a MarketData, une duas de suas companhias para formar uma grande empresa de activation marketing. Fui convidado para multiplicar em escala mundial o que fizemos no Brasil na MarketData e que deu tão certo. Para um brasileiro, isso é motivo de orgulho, e um indicador de que as coisas que fazemos aqui têm valor internacional”, comemorou Stephan, no discurso de agradecimento.