Renato Costa, CEO da Forma Turismo

Oportunidade de evolução no turismo estudantil com jornada de encantamento

CEO da Forma Turismo descreve a transformação da agência de viagens de formatura em uma empresa com experiências de entretenimento e educação

Criada há 28 anos, a Forma Turismo deixou de ser apenas uma agência de turismo e se tornou, atualmente, uma empresa de “edutenimento”. Inclusive, ela está às vésperas de inaugurar o “Sítio do Picapau Amarelo”, o primeiro de quatro parques temáticos, fruto do trabalho de especialização em cuidar de crianças e jovens não apenas em viagens de formatura, mas em excursões pedagógicas, eventos educacionais e festivais, tendo também como cliente as escolas, cujas dores procura sanar com experiências encantadoras. Detalhando toda essa trajetória, Renato Costa, CEO da Forma Turismo, participou, hoje (31), da 1097ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Voltando no tempo, Renato contou que a Forma Turismo nasceu de uma experiência quando ainda era estudante. Um professor, aproveitando-se da popularidade do jovem na escola, o convidou para ajudar a organizar viagens de formatura dos alunos para a Bahia. “Como tudo estava dando certo, resolvi levar essa ideia para frente e recebi carta branca do professor para abrir minha agência de viagens para formandos.” Hoje, 28 anos depois, a empresa cresceu e expandiu sua atuação, não fazendo mais apenas viagens de formatura. “Estamos indo muito além de uma empresa de turismo, mas sendo uma organização de entretenimento, dando também suporte para educação nas escolas. Falando da experiência do cliente, como trabalhei na agência desse professor como guia de turismo, aprendi a cuidar dos viajantes, tanto os jovens como os adultos, como se fossem da minha família. Porque envolve olhar para todos os detalhes, desde preparar refeições, primeiros socorros, etc. Essa cultura de cuidar do cliente que existe na empresa nasceu naturalmente nesse processo.”

Atualmente, a empresa já conta com 400 colaboradores, todos impregnados dessa cultura do cuidado, segundo o executivo. Ele cita, inclusive, o departamento de saúde. “Muitos perguntam o que tem a ver uma coisa com a outra, mas é que, cuidamos para que, antes de qualquer viagem, todas as crianças, jovens e adultos preencham um questionário apontando eventuais problemas de doenças, alergias, se fazem uso de remédios controlados, etc. Acompanhamos, então, o que nos foi relatado e evitamos assim que ocorra algum problema que frustre aquela jornada.” Conforme lembrou Renato, a viagem de formatura é um marco, pois só acontece uma vez na vida da pessoa, a única oportunidade de viver uma “aventura” com aquela turma amigos. “Então, é grande a nossa responsabilidade de não deixar que nada de desagradável ocorra, nos relacionando o tempo todo com os pais desses jovens para tranquilizá-los de que tudo vai correr bem.”

Na sequência, o CEO explicou que a empresa tem três clientes, que são os alunos, os pais e as escolas, sendo estas o principal. Foi desse relacionamento com as instituições ensino que surgiu a necessidade criar novos produtos, resolvendo dores tais como festas de formaturas e colações de grau, serviços de fotografias, realização de eventos, tais olimpíadas, festas juninas, etc., excursões pedagógicas, viagens educacionais vinculadas aos currículos escolares e tudo o mais. “Além disso, levamos os estudantes também para conhecer, por exemplo, o trabalho nos estúdios do Maurício de Souza. Isso nos conduziu a evoluir nessa área, levando-nos a fechar, há cerca de um ano e meio, um contrato com a Rede Globo e a família Monteiro Lobato, para criação de um parque temático do ‘Sítio do Picapau Amarelo’, em um espaço com 30 mil m², na região de Atibaia (SP), que deverá ser inaugurado em junho. Será o primeiro de quatro, que teremos nesse complexo que chamamos de ‘edutendimento’, o maior do Brasil.” Houve tempo para o executivo detalhar todo o cuidado com a experiência nas viagens feitas a Porto Seguro (BA), desde o aeroporto até a chegada e a estadia, além de responder a questões da audiência sobre como provocam o encantamento dos estudantes, os planos para o futuro, entre outras.


O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1096 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA volta amanhã (01), com a presença de Eduardo Brach, diretor de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, que falará da experiência de cocriação para inovar com os clientes; na quarta,  será a vez de Roberta Vasconcellos, CEO da Woba; na quinta, Elio França, Chief Business Unit D2C da Bauducco; e, encerrando a semana o Sextou debaterá o tema “Gamers: As oportunidades nas mudanças de comportamento”, reunindo Carlos Silva, CEO e head of gaming da GoGamers, Glaucio Marques, CEO da Level Up Latam, e Renan Barreto, gerente geral da Brasil Game Show.

Deixe um comentário

Rolar para cima