Eduardo Mônaco, diretor-presidente da ClearSale

Pix é a funcionalidade bancária preferida de 95% dos brasileiros

Pesquisa da ClearSale destaca a digitalização bancária e a segurança como fatores decisivos para os consumidores

O Pix é a funcionalidade bancária considerada mais útil por 95% dos brasileiros, reforçando a consolidação do pagamento instantâneo no cotidiano dos consumidores. Além disso, 47% dos entrevistados escolhem seu banco principal com base no recebimento de salário ou benefícios governamentais, seguidos por benefícios atrativos, como pontuação no cartão de crédito (41%) e taxas mais baixas (34%). Os dados fazem parte da primeira edição do estudo “Radar do Mercado Financeiro Brasileiro”, realizado pela ClearSale, analisando as expectativas e comportamentos dos consumidores em meio à crescente digitalização dos serviços bancários. O levantamento combina dados exclusivos da empresa com insights de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional pela Dynata, plataforma global de dados primários, em dezembro de 2024.

“O Radar do Mercado Financeiro” não apenas revela as principais tendências do setor, mas também evidencia transformações no perfil do consumidor, trazendo desafios relevantes para o mercado financeiro. A digitalização acelerada e o avanço das fintechs impõem novas demandas de inovação e segurança. Com este estudo, reforçamos nosso compromisso de apoiar as instituições financeiras na construção de um ambiente mais seguro e confiável para os clientes”, afirmou Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale

Fraude financeira: um desafio crescente

Ao todo, 33% dos participantes da pesquisa relataram ter sido vítimas de fraude financeira. Os golpes mais comuns, registrados nos últimos 12 meses, incluem fraudes no cartão de crédito, como clonagem e roubo de dados, mencionadas por 27% dos entrevistados. Também vale destacar que 21% relataram golpes via PIX, enquanto a clonagem de WhatsApp afetou 10% dos usuários e 14% mencionaram o golpe da falsa central telefônica.

“É importante reforçar estratégias robustas de prevenção de golpes e investimentos em soluções antifraude para garantir um ambiente financeiro mais seguro. Além disso, é fundamental que as instituições financeiras ampliem seus esforços na educação dos clientes, ajudando-os a identificar tentativas de golpe e a adotar boas práticas de segurança no dia a dia”, destacou Mônaco.

Segurança e tecnologia são fatores decisivos

A digitalização dos serviços financeiros trouxe benefícios, mas também desafios. Segundo a pesquisa, 92% dos entrevistados afirmam que priorizam a segurança e a rapidez em compras de cartão de crédito. Além disso, a preferência por notificação via aplicativo bancário (50%), como método de segurança, reforça a necessidade de investimentos contínuos na experiência digital. Enquanto isso, o segundo colocado, o WhatsApp, foi mencionado por apenas 16%. Outros canais ficaram bem atrás na preferência: 13% citaram ligações telefônicas, 12% optaram por e-mail e apenas 9% consideram o SMS a opção mais confiável.

Bancos tradicionais vs. bancos digitais

O estudo também identificou um equilíbrio entre bancos tradicionais e digitais (neobanks). Enquanto as instituições financeiras tradicionais lideram em número de contas (55%) e preferência como principal opção (62%), os bancos digitais seguem ganhando espaço, representando 45% das contas e 38% da preferência dos consumidores. A adesão crescente às plataformas digitais reflete a busca dos brasileiros por soluções mais ágeis, convenientes e inovadoras.

Com a digitalização do setor financeiro avançando rapidamente, novos desafios e oportunidades surgem. De acordo com Eduardo, a adaptação das instituições às novas tecnologias, especialmente em segurança e inovação, será essencial para manter a confiança dos consumidores e enfrentar a crescente competitividade do mercado. “Este levantamento não apenas destaca tendências emergentes, mas também oferece uma visão estratégica para que as instituições financeiras se antecipem às mudanças do setor”.

Metodologia

O Radar do Mercado Financeiro foi elaborado com base em dados da ClearSale e na pesquisa nacional aplicada a 600 pessoas pela Dynata. A amostra é predominantemente formada por mulheres (53%), com idade entre 30 e 49 anos (52%), e tem maior concentração na região Sudeste (34,2%).

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