Pesquisa da OLX mostra que facilidade de acesso a comércios e serviços é apontada por 51% como aspecto que mais gosta na cidade em que mora
A percepção de satisfação com a vida foi avaliada em média com nota 7,7 entre aqueles que têm um carro, enquanto os que não têm atribuíram em média nota de 7,1. Os dados são da pesquisa realizada pelo Data OLX Autos, fonte de inteligência automotiva do Grupo OLX, com 597 usuários que fizeram buscas nas categorias de automóveis e bens de consumo na plataforma. Do total de entrevistados, 74% são donos de algum tipo de veículo. Desses, 65% tem carro, 20% moto, 7% picape ou caminhonete e 2% outros tipos de automóveis. E 84% têm pelo menos uma vaga de garagem em casa: 65% contam com espaço para até dois automóveis, 8% têm três, e apenas 16% não dispõem de vaga na residência.
“A pesquisa revela como o fato da posse de um automóvel impacta a percepção da qualidade de vida das pessoas, seja no menor tempo de deslocamento, na facilidade de acesso a determinados lugares ou na percepção que as pessoas têm em relação à região em que residem. Os proprietários de automóveis avaliam suas cidades, em média, com nota maior do que aqueles que não têm um veículo”, diz Flávio Passos, VP de autos do Grupo OLX.
Qualidade de vida
Saúde física e mental, casa própria e estabilidade financeira, são, nesta ordem, os aspectos que mais contribuem positivamente na satisfação com o momento de vida atual, segundo a pesquisa. Em sétimo lugar estão a posse de um automóvel e o tempo livre, cada um com 25% das citações, considerando o índice de multiplicidade das respostas.
Percepção sobre região em que mora
Questionados sobre se indicariam sua cidade atual para um amigo ou familiar morar, apenas 37% dos entrevistados responderam positivamente. Dentre todos os respondentes, a violência e a criminalidade são os fatores que menos gostam no município em que residem, apontados por 53%. Já os aspectos que mais apreciam na cidade são a facilidade de acesso a comércios e serviços (51%), o lazer e a gastronomia (45%). Em relação ao bairro em que moram, sete em cada dez avaliam de forma positiva, sendo, em média, 7,3 a nota de quem tem carro, e 6,9 a avaliação dos que ainda não possuem o bem.
Mobilidade e trabalho
Outro recorte apresentado pela mesma pesquisa do Data OLX Autos indica que 61% trabalham presencialmente, 21% em formato híbrido, e 18% totalmente home office. Dentre os que têm que se deslocar, 53% residem em um bairro diferente do atual emprego, 24% trabalham em outra cidade, e 23% não precisa sair do bairro. Quanto ao tempo de deslocamento até o trabalho, 59% disseram gastar até 30 minutos, enquanto 25% levam entre 31 e 59 minutos, e 16% acima de uma hora. Sendo o carro o meio de transporte mais utilizado para este deslocamento, mencionado por 48%.
Vida financeira
Ao avaliar a própria vida financeira, a nota média atribuída por quem é dono de um automóvel foi de 6,4, ante o 5,4 avaliada por quem não tem um veículo. Para 6 em cada 10 entrevistados o custo de vida atual é elevado. Ainda que 35% declaram o custo de vida equilibrado.
Metodologia
A pesquisa quantitativa on-line foi realizada por meio de questionário estruturado de autopreenchimento entre os dias 04/02/25 e 10/03/2025, com pessoas que fizeram pesquisas nas categorias de automóveis e bens de consumo por meio da OLX. A amostra totalizou 597 entrevistados de diferentes gerações e regiões do Brasil, 59% moradores de capitais e 41% de outras localidades.