A aposta no relacionamento, via confraternização

0
11

A festa dos executivos da área de IT. Foi com este espírito que durante quatro sábados consecutivos, em agosto, funcionários e diretores de várias empresas envolvidas em tecnologia participaram de uma maratona de jogos esportivos – entre basquete, vôlei, natação, truco, futebol, tênis -, com o objetivo de propor uma confraternização. O presidente nacional da Assespro e VP da Microsiga, Ernesto Haberkorn, também ficou empolgado com a organização do 4° Jogos da Comunidade de TI, promovido pela entidade, e começou a traçar planos para criar eventos em outras capitais, como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Ceará. “A idéia é que cada regional também organize o seu próprio evento olímpico. Assim, deixa de ser uma exclusividade de São Paulo”, disse. Na sua opinião, o evento vai além de oferecer momentos de lazer e integração aos participantes. “Ajuda também a facilitar nos negócios e fazer com que o setor de TI se fortaleça ainda mais”, considerou. Com 163 pontos somados, a Itautec Philco sagrou-se tricampeã, seguida de Oracle (52 pontos), Consulters (47), Consist (46), Microsys (29) e Hexa (com 26 pontos).
Este ano, o número de empresas participantes chegou a 60, o que também deixou contente o presidente da Assespro-SP e diretor-presidente da Impacta Tecnologia, Célio Antunes de Souza. “Eu acho que a prática do esporte tem que fazer parte, cada vez mais, da vida dos profissionais, para o desenvolvimento do ser humano. Ainda mais que, em nossa área usa-se muito o raciocínio e, se o profissional não se cuidar, ele entra numa estafa”, observa. Para ele, os Jogos são uma oportunidade de manter-se o equilíbrio no trabalho com atividades físicas.”Outro lado importante é a troca de informações, que num ambiente descontraído também pode acontecer”, diz Célio.
Já na opinião do diretor-financeiro da Assespro-SP, Sidney Viola Jr., os Jogos tiveram sua importância para unir o mercado de tecnologia, que é uma atividade muito desgastante em seu dia-adia. “Um time de futebol, por exemplo, define bem essa integração, porque uma pessoa do alto escalão joga ao lado de um funcionário administrativo e as diferenças inexistem naquele momento. No que tange ao evento e à confraternização, o objetivo foi amplamente atingido. Foi uma integração muito gostosa de todos os participantes”, comemorou.
Campeã no relacionamento – Por ter uma cultura já implantada na promoção de atividades de lazer, a tricampeã Itautec Philco reinou absoluta desde a criação do evento da Assespro-SP. Venceu todos os certames: de 2001, 2002 (o ano de 2003 foi suspenso) e 2004. O principal motivo da superioridade da empresa se atribui à implantação de seu Grêmio Esportivo, que se tornou mais forte após a fusão da Itautec com a Philco na década de 90. Segundo Deise Coelho, analista de Recursos Humanos e responsável por eventos da empresa, o Grêmio mantém campeonatos constantes de futebol, boliche, vôlei de praia e outras modalidades. Além disso, a empresa de tecnologia e computação também promove visitas a museus e passeios com os funcionários. “Quando chega a época de evento como este da Assespro-SP, é só chamar o pessoal que todos querem participar”, disse Deise.
O programa de gestão de relacionamento com os funcionários é atuante, segundo ela. “A empresa tem um departamento interno de comunicação muito forte. Trocamos e-mails internos, usamos quadro de comunicação e fotos de eventos que participamos para chamar a atenção deles”, diz Deise, contando que, em lugares distantes a empresa até disponibiliza transportes para levar seus funcionários. Na sua opinião, a promoção de atividades esportivas gera um incentivo especial entre os funcionários dentro da empresa.”Eu acho que a relação intertrabalho fica mais fácil. Um exemplo prático: Se você precisa de algum serviço de outra área, e não conhece ninguém, é mais difícil. Agora, se ao chegar numa área em que tem uma pessoa que já jogou vôlei de praia com você, o entendimento fica mais fácil”, acredita a executiva de RH.
Manter um funcionário motivado e satisfeito, de acordo com a filosofia da Itautec Philco, torna-se relevante na produtividade da empresa. “Com isso, atinge-se diretamente a qualidade de nossos serviços, pois a gente trabalha direto com o público”, ressalta. Então, para Deise, as atividades esportivas refletem-se diretamente na produtividade do capital humano. É o funcionário satisfeito passando uma imagem positiva para o cliente.