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Como gerar boca a boca que faz diferença



Se os seus esforços de marketing não são capazes de transformar sua marca em tópicos de conversa, alguma coisa está errada.  Afinal, esta é a maneira mais eficiente de divulgá-la. E não tem mistério: os melhores tópicos são ideias simples, transportáveis e repetíveis, que facilmente são passadas adiante. 


O site WordOfMouth.org listou cinco exemplos.


1. Preste um excelente serviço ao consumidor
Um atendimento de primeira é sempre uma boa razão para iniciar uma conversa. Comece com o básico, simplificando a sua política de devoluções, consertando os produtos que quebraram, parando de pressionar os atendentes para desligar o telefone mais rápido, procurando ser mais agradável. Você deve sempre se questionar: depois que acaba a ligação que o cliente fez para a sua empresa, o que o consumidor vai dizer aos seus amigos?


2. Crie algo surpreendente
Lembre-se de como você mesmo gosta de falar daquelas experiências inesperadas, únicas. Nem precisa sofisticar muito: experimente, por exemplo, enviar um cartão de agradecimento escrito à mão. Ligue para lembrá-los de fazer check-in antecipado. Adicione uma barra de chocolate na entrega da próxima encomenda. Quanto mais rotineiro e genérico for o produto, mais oportunidades você tem de surpreendê-los.


3. Seja divertido
É interessante falar sobre empresas que fazem coisas divertidas. A Hasbro transformou uma Rua de San Francisco no tabuleiro de um jogo. A Costco oferece um banheiro que custa 3 mil dólares – pouca gente compra, mas muita gente fala dele. E você, o que pode fazer para que falem da sua empresa? Que tal uma festa para comemorar uma data da qual ninguém nunca ouviu falar? Ou colocar uns itens inusitados em sua linha de produtos?


4. Agregue um novo recurso
Os recursos de um produto são excelentes tópicos para o boca a boca. Eles nem precisam ser úteis ou desbancar a concorrência. Uma cor berrante em um carro não melhora o desempenho nem a economia do veículo, mas pode gerar milhões de conversações.


5. Compartilhe informações valiosas
Pesquisas têm sempre uma boa chance de ser compartilhadas. Experimente reunir alguns dados úteis, estruturá-los e publicá-los para ver o que acontece. Logo, muita gente estará compartilhando a informação através de suas redes sociais.


Até a próxima!

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