Marketing de relacionamento abre espaço

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Mais de 70 expositores e uma série de seminários permeados por discussões sobre a importância da imagem da marca, comportamento do cliente na hora da compra e as ferramentas de comunicação utilizadas no mercado. Esse é o resultado do 13º Encontro Internacional de Comunicação – MaxiMídia 2003, maior evento de comunicação da América Latina, organizado pelo Grupo Meio & Mensagem. Entre os participantes, os principais profissionais ligados a empresas anunciantes, agências e grupos de comunicação.
A grande novidade foi a realização do MaxiMídia Direct, evento dirigido ao mercado de marketing de relacionamento. O evento reuniu profissionais brasileiros e estrangeiros palestrantes e debatedores distribuídos em 21 painéis. O Seminário MaxiMídia Direct com o tema “Marketing Direto – A comunicação direto ao ponto” foi o resultado da parceria com a Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd).
De acordo com os números divulgados pela entidade, o segmento tem registrado média anual de crescimento de 13%, e a expectativa é que esta ascensão se mantenha na mesma proporção nos próximos dois anos. “Por isso, é tão importante criar espaços para a troca de experiências, informações e aprendizado para profissionais que atuam no setor. O intercâmbio e a constante atualização são fundamentais para que eles obtenham sucesso nas ações do mundo corporativo”, comenta José Carlos de Salles Gomes Neto, diretor do jornal Meio&Mensagem e organizador do evento.
Ente as apresentações, destaca-se a do presidente e fundador da Emergence Loyalth Rules, Dennis Duffy, que falou sobre a utilização da Internet como meio efetivo de relacionamento, como vencer a desconfiança que aflige os usuários da rede mundial de computadores e como implantar um sistema de relacionamento digital. “O Mundo Digital e o Futuro do Marketing Direto” foi o tema abordado por Tim Sanders, vice-presidente de soluções do Yahoo!. No seminário, Sanders discutiu o milagre da multiplicação e para onde caminha o marketing direto. Agnaldo Calbucci, presidente da Atento, em sua palestra “Call Center – a eficiência associada a pertinência”, falou sobre os limites da privacidade e respeito ao consumidor, data mining verbal, e como selecionar quem quer falar com você?.
O seminário ainda contou com as apresentações: “Globalização – Onde começa e termina o mercado do Marketing Direto?”, com Guy White, diretor da MRM Partners, John Frood, da Rapp Collins Group, e Renato de Paula, da OgilvyOne; “O Mundo dos Correios e o correio no Mundo – O que isso tem a ver com seu negócio?”, que teve como palestrante Airton Dipp, presidente dos Correios; “Impressão Digital – O Novo DNA da mídia impressa”, apresentado por Alexandre Machado, diretor de Assuntos Corporativos do Grupo Takano, e Randall Swope, diretor de marketing da Xerox Brasil; “Aprendendo com o ótimo – Os melhores cases do Mundo”, com Flávio Salles, diretor presidente da Sun MRM, e Márcio Salem, sócio-diretor de criação da Salem; e “A TV Digital e o Marketing Direto – o casamento que todos esperam”, ministrada por Sérgio Augusto de Ramalho Alves da Sky, e Antonio Rosa Neto, presidente da Dainet Multimídia.