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Os novos desafios do marketing



Tudo poderia ser diferente, mas, literalmente, o mundo desabou. A sociedade corporativa, atônita, vive momentos de expectativa.  O que acontecerá com as empresas e com o mercado? Vamos, portanto, tentar enxergar o problema sob ângulos diferenciados. Uma coisa é certa: neste momento todos estão nivelados, avaliando a crise e verificando os seus impactos. É hora de ser diferente, inovador, revertendo prognósticos, oferecendo novas alternativas. Abaixo, vamos comentar a crise sob o ângulo da ativação, operacionalização e resultados:

Capacitação, competência, criatividade
Saia da mesmice, invente, abra sua mente para novos caminhos na empresa. Chame seus colaboradores para rodadas de boas ideias. Avalie quem é mais participativo e dê novas oportunidades a eles. Reconheça as principais competências do seu time e valorize-o. Defina metas, cobre resultados e incentive os que se destacarem. Capacite seus funcionários e valorize o conhecimento. Este é o único diferencial, o peopleware.

Reposicionamento, resultados
Busque-os incessantemente. Avalie todos os serviços e produtos do seu negócio. Tire da pauta os menos rentáveis e coloque toda a energia nos itens com mais potencial. Não deixe escapar nenhuma alternativa de contato. Avalie as técnicas de venda e de comunicação. Treine seus colaboradores para se focarem nos resultados. Reposicione sua imagem. Reposicione-se no mercado oferecendo novos produtos e serviços, mas com posturas diferenciadas que agreguem valor à marca.

Inove
Tudo na empresa pode ser inovado. Desde novos negócios até revisar procedimentos. Tudo pode: novos equipamentos, tecnologia, software e gestão inovadora. Inove nas atitudes, na busca da fidelização dos clientes e prospects. Redirecione as estratégias de marketing. Faça o exercício diário de posturas inovadoras, quebrando paradigmas e surpreendendo.

Sustentabilidade
Trace um perfil sustentável do seu negócio. Cada vez mais, a sociedade e os clientes esperam atitudes éticas e de cidadania corporativa. Agregue os resultados da empresa às praticas sociais. Identifique as causas cidadãs e comunique aos seus stakeholders. Entender este mecanismo, incorporando missão, visão, valores e políticas da empresa requer um modelo estratégico e de governança capazes de garantir um formato alinhado às demandas dos ambientes interno e externo à organização. E ser reconhecido pelo mercado como empresa sustentável significa vantagem competitiva.

Empreendedorismo
Assuma esta prática. Identifique modelos que se apliquem ao empreendedorismo interno e externo. Convide seus colaboradores para que exerçam o papel de agentes de transformação, com práticas inovadoras e sistematizadas. Deflagre esta experiência em uma área-piloto da empresa e, depois, expanda. Empreenda, também, em relação ao mercado. Avalie novos negócios, nichos de mercado e se utilize do comércio eletrônico.  Fortaleça sua imagem na internet, o uso progressivo dessa ferramenta vai assustar os menos preparados…

Porém, nada melhorará o negócio se o sentido de seus atos e do olhar da empresa não estiverem direcionado à sua majestade o cliente.

Então, vamos em frente.Xô à crise, e ao Sucesso!

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