Personalidades ClienteSA – Mobile 2008

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Agência de publicidade – Digital
O reconhecimento do pioneirismo em mobilidade

André Frota foi o executivo mais votado entre as Personalidades ClienteSA – Mobile 2008

“Foi uma surpresa, acredito que este prêmio é resultado do trabalho da equipe da Future e dos nossos clientes que nos permitiu desenvolver os cases com liberdade”, afirmou André Frota, sócio-presidente da Future Group e vencedor da láurea dourada que representa o executivo mais votado entre as Personalidades ClienteSA – Mobile 2008.

Frota está no mercado há 18 anos e há cinco fundou a Future Group junto com mais cinco sócios. Sua ação com mobile marketing é pioneira, desde 2005, em campanha para a Pepsi, usa o SMS como forma dos clientes participarem das promoções. Seu portfólio ainda guarda empresas como Melitta e Nestlé. “Montei uma agência para preencher o que eu, quando era cliente, sentia falta”, explica. Antes da Future Group, durante 15 anos, Frota atuou em empresas como Pepsi (Brasil, EUA, Caribe e Europa), Fox Sports Brasil e em um fundo de investimento de mídia para a América Latina.

O executivo reconhece a importância do pioneirismo do Prêmio Personalidades ClienteSA – Mobile 2008: “É o primeiro prêmio da área, e se torna uma forma de divulgação do trabalho das empresas envolvidas. Além de dar visibilidade à mobilidade e ao que isso pode agregar”, conclui.

 

Agência de publicidade – Mobile
Filho da internet

Marcelo Castelo passou pelo boom da internet e agora aposta em mobile

Marcelo Castelo, sócio-fundador da F.Biz e vencedor do Personalidades ClienteSA  – Mobile 2008 na categoria agência de publicidade – mobile, alavancou sua carreira durante a “bolha da internet”, entre 1999/2000, como sócio do site Fulano.com . Desde então se aprofundou cada vez mais no meio digital, chegando em 2002 ao mercado de mobile, com sua própria agência, a F. Biz. Criada em 2001, a agência já atendeu cases de grandes empresas como Unilever, C&A e Petrobras. Para o futuro, ele acredita que o mercado de mobilidade ainda tem muito a crescer. “É um mercado que está engatinhando, com um potencial enorme por causa de toda base de celulares instalada no Brasil. Acho que tem tudo para que 2009 seja um ano muito melhor do que foi 2008”.

Castelo afirma que o prêmio ajuda a impulsionar o setor porque “fomenta o mercado, faz novas pessoas se interessarem, além de reconhecer quem realmente fez um trabalho bacana”.

 

Web – portal mobile
O desafio da web móvel

Ricardo Ferro aposta em simplicidade no acesso aos portais móveis

“Achei a iniciativa sensacional e agradeço a todos que votaram em mim. O troféu é resultado de um trabalho feito por várias pessoas e eu tenho uma equipe fabulosa no iG”, afirmou Ricardo Ferro, gerente de mobile do portal após receber o troféu Personalidades ClienteSA – Mobile 2008, na categoria web – portal mobile. Ferro atua no mercado há sete anos: foi diretor de operações da Media Móvel Serviços Interativos e hoje é gerente de mobile do iG. Lançou a primeira ação de SMS Premium do Brasil, em 2003, com a MTV; e foi o pioneiro em ações de interatividade com premiação, com cases realizados na MTV (2003), Band (2005), Esporte Interativo (2005), TIM (2005) e Telemig Celular (2006).  Antes do mercado móvel, foi gerente de marketing da Brazilian Travel Bureau.

No iG, Ferro é responsável pela convergência de conteúdo de web para o celular. “Hoje o internauta que acessar o portal por meio do celular não precisa mais digitar WAP no endereço, apenas o endereço do iG. A plataforma já reconhece o meio que está sendo usado e direciona diretamente para a extensão mobile”, explicou.

 

Cosméticos
Mobile para melhorar o relacionamento

Anderson Portes usa o SMS para criar intimidade no contato com revendedoras

“Falamos com pessoas e não com máquinas, usamos a tecnologia para juntá-las, torná-las mais próxima da empresa e fomentar o relacionamento”, dessa forma Anderson Portes, gerente nacional de comunicação e marketing da Racco Cosméticos e vencedor do troféu Personalidades ClienteSA – Mobile 2008 na categoria cosméticos, define o uso da ferramenta mobile na estratégia da empresa. “Temos uma rede de 350 mil consultoras e a gente tem certeza de que todas elas têm celular”, afirma Portes, que também defende a simplificação do uso da ferramenta e desmente, por meio do seu case, que as classes B e C não sabem mandar e receber mensagens. A Racco manda para suas consultoras mensagens carinhosas em datas especiais ou então promoções e sorteios de presentes. “Isso faz com que elas se sintam importantes para a empresa”, diz.

Em sua experiência profissional, Portes possui 15 anos ligado ao setor de telecomunicações e há seis está na Racco. A experiência com mobile sempre esteve presente, por isso se surpreendeu ao ganhar o prêmio: “Eu não esperava porque a ferramenta mobile marketing, de comunicação direita, é muito útil para mim. A estratégia está focada no resultado que ela trás”, afirma mostrando que mobilidade não está apenas relacionada ao mundo mais tecnológico e pode trazer resultados sólidos.

 

Integrador
Nos tempos do ringtones

Henrique Thoni está no mercado de mobile desde o início

O número de empresas pela qual Henrique Thoni , country manager da Buongiorno e vencedor do troféu Personalidades ClienteSA – Mobile 2008 na categoria integrador, já passou mostram que seu caminho sempre esteve ligado à internet e, desde 1999, aos conteúdos móveis. Há dez anos no mercado, foi CEO do extinto site de compras Superoferta, diretor-geral da Cyclelogic e também participou da Toing, marca lançada pela PMovil especializada em distribuição de toques, músicas e papel de parede para celular. Atualmente é country manager Brasil da Buongiorno, integradora multinacional italiana, e presidente da Associação de Marketing Móvel do Brasil, a AMMB.

Com toda essa experiência, Thoni acredita que o marketing móvel ainda tem muito a crescer “e o congresso Mobile Meeting veio contribuir demais, porque é um local de discussão e exposição de idéias. Em algumas palestras ficou claro que muitos elos importantes da cadeia não conhecem exatamente o que acontece no mercado hoje”, analisa.

 

Agregador
Crescimento acelerado

Para Samantha Joanine, mobile advertising deve apostar em mensagens com conteúdo

“O troféu é um reconhecimento dos profissionais que já vem há algum tempo trabalhando para constituir esse mercado que é tão novo e está começando de forma tão acelerada”, afirma Samantha Joanine, country manager da Arena Mobile e vencedora do troféu Personalidades ClienteSA – Mobile 2008 na categoria agregador.

Há dez anos no mercado, Samantha começou na Claro, passou por integradora de SMS, até chegar a Arena Mobile. Atualmente trabalha desenvolvendo plataformas para projetos de marketing móvel de terceiros e no licenciamento e distribuição de conteúdo para os projetos de mobile. Para ela uma das formas de mobile advertising é o patrocínio de mensagens com conteúdos, “a empresa liga o nome dela a um serviço gratuito e útil, o que fará com que o cliente a veja com bons olhos”, afirma.