Um brinde ao marketing de relacionamento

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A noite de gala que reuniu a atividade de marketing de relacionamento e marketing direto foi no início de maio, para a festa de reconhecimento aos melhores trabalhos, profissionais e empresas, no XIII Prêmio Abemd, a Associação Brasileira de Marketing Direto. Foram 863 profissionais e 230 trabalhos concorrendo. Entre os principais destaques, a Salem, agência do Ano, e Alexandra Periscinoto, que entrou para o Hall of Fame, um reconhecimento ao trabalho e esforço desenvolvidos para a criação e consolidação do Probare, o programa de auto-regulamentação da atividade de relacionamento com clientes no País.
 
A agência do Ano, a Salem, conquistou ainda quatro troféus de ouro, três de prata e dois de bronze com as campanhas: “Sua Profissão, Sua Paixão” para Senac São Paulo; “Missão Itália” para Samsung; “Barril” para Cartão Carrefour; “Orgulho da mãe” para Comunique-se; “Como está a sua rede?” para CPM Braxis; “Cabide” para Credicard Citi; “Gostinho de Credicard Citi” para Credicard Citi; “Lilica no Japão” para Marisol e “Ovos” para a própria agência. “O prêmio Abemd solidifica dois valores que são muito importantes para a Salem, a criatividade dos profissionais que estão na agência e a qualidade das peças que entregamos aos clientes”, afirma Marcio Salem, presidente e diretor de criação da agência. A empresa contratou uma modelo caracterizada como uma “debutante” para lançar durante o evento a campanha pelos seus 15 anos de mercado, que serão completados no mês de novembro. Sempre que um executivo da Salem e um cliente subiam ao palco para receber um dos prêmios, eram acompanhados pela modelo que carregava uma placa “Salem 15 anos”.
 
O prêmio Grand Prix ficou com duas agências, a OgilvyOne (case: Calçada da Fama / cliente: Banco Real) e a Sunset Comunicação (case próprio: Pimentas); já o especial de Criação foi para a Souza Aranha (case: Metropolitan / cliente: Tishman Speyer). Também entre os pontos altos do evento foi a premiação de Alexandra Perscinoto, presidente da empresa de call-center SPCom, que recebeu o Half of Fame, destinado a profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do marketing direto no País.
 
A empresa com maior número de prêmios foi a Editora Abril, com seis troféus de ouro, dois de prata e três em bronze. Graças à ação do contact center, a Editora Abril pôde desenvolver ações que a ajudaram a melhorar as taxas de renovação, reduzir o índice de cancelamento e, ainda, aumentar os índices de renovação de assinaturas. A editora recebeu o prêmio especial como “A Melhor das Melhores de Call Center”.  “É muito importante termos o nosso contact center reconhecido como grande centro de interação com clientes”, avalia Ana Dávalos, diretora da Editora Abril para a área de Planejamento e Serviços ao Cliente. “Esse resultado prova a importância de mantermos o contact center afinado com os objetivos de negócio da empresa, respondendo às exigências dos nossos clientes”, diz a executiva.
 
A atividade é um dos setores que mais cresce no Brasil, tendo movimentado R$ 15,1 bilhões em 2006, cifra equivalente a 0,73% do PIB, além disso, disponibiliza ao cliente uma vasta gama de ferramentas, como call center, e-commerce, mala direta, CRM e agências de marketing, entre outros. A tendência é que se combine essas opções já que a convergência desses métodos traz melhores resultados para as empresas. Os diferenciais do marketing direto estão na possibilidade de obter, a custo reduzido, retorno rápido da comunicação com determinado público-alvo. Os resultados do investimento permitem a avaliação precisa da eficiência da campanha, e a eventual ampliação de investimentos ou mesmo mudança de rumos na comunicação. Entre os segmentos usuários de marketing direto, as instituições financeiras representam 25% do mercado, seguida de telecomunicações/utilidades (16%) e publicações e assinaturas (10%). Esses números constam de um estudo realizado pela Simonsen Associados, a pedido da Abemd.
 
 
Alexandra Periscinoto entra para o Hall of Fame
 
A executiva recebeu o prêmio por suas contribuições para o desenvolvimento do marketing direto no País
 
A executiva Alexandra Periscinoto, presidente da empresa de call center SPCOM e coordenadora do Probare (Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento), recebeu o prêmio Hall of Fame da Abemd. Foi a primeira vez na história que a associação premiou uma mulher pela trajetória de contribuições no desenvolvimento do setor. “Divido o prêmio com todas as mulheres do Brasil, com meu pai, Alex Periscinoto, e com todos os funcionários que estiveram, que estão e que ainda trabalharão na SPCOM”, agradeceu Alexandra em seu discurso. Alexandra recebeu o prêmio por sua trajetória de empreendedorismo e também por sua constante e dedicada atuação no setor, já que é uma das idealizadoras da auto-regulamentação do call center e participa ativamente de associações e organizações do segmento. O Probare, por exemplo, nasceu de uma ação conjunta da Abemd, da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) e da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente).