Vencedora do troféu Empresa do Ano no Prêmio CIC Brasil 2017, a Atento despertou a atenção dos jurados na conjugação de diversos fatores. Entre eles, chamou a atenção a transformação em que começou a passar há pouco mais de um ano, os resultados positivos no desempenho econômico e sua adaptação ao novo modelo de negócios, com aquisições e novas ofertas de produtos.
“Foi uma conquista bastante comemorada por nós, não por menos! É um grande reconhecimento a todo esse caminho que percorremos nos últimos 18 anos e foi uma conquista que chegou num dos momentos mais importantes da nossa história, abrilhantando ainda mais esse nosso novo posicionamento, totalmente direcionado para impulsionar a experiência do cliente na era digital”, justificou Regis Noronha, hoje VP de marketing e novos negócios, mas na empresa desde sua fundação.
HISTÓRIA
Fundada em 1999, como fornecedora para o Grupo Telefónica, a empresa nasceu com cerca de 6 mil posições de atendimento e 1,2 mil funcionários. Hoje, já são mais de 150 mil pessoas, em todo o mundo, e 95 centrais de atendimento, espalhada por 13 países. Só no Brasil, são quase 80 mil funcionários, mais de 45 mil posições e 33 centrais.
Para alcançar o status de maior empresa de serviços de gestão do relacionamento com clientes e processos de negócios na América Latina e um dos três maiores provedores, Regis justifica que foram muitos os esforços investidos. Ele destaca, por exemplo, as aquisições que trouxeram ainda mais força para a empresa, como a Trilha e a Quatro A, no início, até as mais recentes R Brasil, Interfile e, agora, a Keepcon, que contribuiu para o lançamento da Atento Digital. “Um dos mais importantes momentos da nossa trajetória”, destaca.
MARCO
Em dezembro de 2012, o Grupo Telefónica decidiu pela venda da companhia à Bain Capital, que se transformou em principal acionista. O negócio foi avaliado em U$ 1,3 bilhão. Dois anos depois, quando completou 15 anos de atividades no Brasil, e contabilizava quase 90 mil funcionários, a Atento realizou a abertura de capital na Bolsa de Valores de Nova York, conseguindo captar U$ 1,5 bilhão. “A expectativa foi de trazer fôlego financeiro para crescermos e realizarmos os investimentos necessários, principalmente em tecnologias de peso, para colocar a companhia no patamar que estamos hoje, de maior empresa do nosso segmento no país”, destaca o executivo.
Tanto que ele posiciona 2014 como um capítulo à parte. Foi quando inaugurou o nosso Command Center, centro de excelência que a consolidou como referência mundial no mercado. “É nesse espaço que concentramos toda a inteligência para gestão da eficiência operacional da empresa, com foco na produtividade e no gerenciamento dos nossos recursos humanos”, destaca Noronha, acrescentando que foi uma importante iniciativa dedicada à melhoria da experiência, tanto para o cliente quanto para o consumidor, pois por meio dela são estabelecidos os mais elevados padrões de qualidade, produtividade e eficiência nas entregas da companhia.
DIGITAL
Depois de um processo iniciado há cerca de um ano, a empresa lançou a Atento+Digital, em junho de 2017. “Avançando a execução de nossa estratégia de crescimento por meio da implantação de uma oferta digital convencional, lançamos a unidade de negócios global, instalada aqui em São Paulo, por meio da qual aprimoramos nossas capacidades de criação de valor para as empresas que enfrentam processos de transformação digital e os players que já nasceram digitais”, comemora Noronha.
Ele explica que “a criação da unidade fortalece significativamente o compromisso da empresa em impulsionar a experiência do cliente na era digital”, envolvendo uma ampla gama de recursos desenvolvidos ao longo dos anos e a expansão das capacidades digitais por meio de parceiros.