Modelo para serviço de análises clínicas é um projeto-piloto para otimizar a jornada de atendimento ao cliente até a realização da coleta
Impulsionado pela demanda por experiências mais rápidas e personalizadas, o autoatendimento, já consolidado em setores como varejo e serviços financeiros, começa a transformar também a saúde. Totens digitais e agendamento on-line vêm mudando a forma como pacientes se relacionam com clínicas e laboratórios, estabelecendo um novo padrão de conveniência e eficiência no cuidado com a saúde. Refletindo essa tendência, o Grupo Sabin, anunciou a inauguração no moderno bairro Noroeste, em Brasília (DF), sua primeira unidade digital do Sabin Diagnóstico e Saúde.
O novo formato, implementado como projeto-piloto, combina tecnologia, eficiência e autonomia do cliente, otimizando fluxos e reduzindo o tempo de atendimento na unidade. O modelo substitui os guichês tradicionais por totens de autoatendimento. Toda a jornada que envolve agendamento, compra ou autorização dos exames é realizada previamente pelos canais digitais da empresa, e, ao chegar à unidade, o paciente faz o check-in via QR Code. Em seguida, vai direto ao box de coleta, sem filas ou etapas intermediárias. Os resultados dos exames também são disponibilizados online no site e aplicativo.
“Com a unidade digital, o paciente tem uma jornada mais ágil, em que a tecnologia facilita o atendimento e dá mais autonomia. O objetivo é oferecer uma experiência alinhada às expectativas dos clientes cada vez mais conectados e atentos ao cuidado com a própria saúde”, afirmou a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.
O espaço foi projetado para oferecer conforto, mantendo a hospitalidade da marca: um café para viagem. “Nosso olhar está voltado para o futuro da saúde, em que inovação e empatia caminham juntas. É possível digitalizar processos sem perder o acolhimento que o paciente espera. Futuramente esse modelo pode ser replicado em outras regionais, aumentando a capilaridade da marca nas regiões em que a empresa está presente. Atualmente, são 358 unidades distribuídas em 78 cidades, de 14 estados e do Distrito Federal”, informou a presidente.