As principais sazonalidades que marcavam momentos importantes de aumento de vendas no varejo brasileiro e descontos para os consumidores, estão perdendo o foco com a pulverização de descontos em datas casadas
Autora: Gleissieli Souza
Shopee vende 20 milhões de itens e supera Black 2024 nas primeiras 12h horas do 11/11. No mesmo dia, Mercado Livre quebra recorde histórico de vendas, Amazon registra aumento de 70% de tráfego e KaBuM! conquista desempenho expressivo de vendas.
Segundo dados da Nuvemshop, a data registrou aumento de 30% no faturamento das lojas que usam a plataforma e de 39% em pedidos, em comparação ao mesmo período do ano passado. Moda, Saúde & Beleza, Acessórios e Casa & Jardim foram as categorias com maior destaque no período.
A data, de origem chinesa, chegou ao Brasil com mais força, assim como aconteceu com o “Dia dos Solteiros” da Shopee, e tem se fortalecido como um dos principais dias pré-Black Friday, abrindo espaço para a capitalização de datas casadas, que foram consolidadas ao longo de 2025: 05/05, 06/06, 07/07, etc. A estratégia foi conquistando os consumidores e passou a incomodar outros gigantes do e-commerce brasileiro, que abraçaram a ideia, criando um verdadeiro mundo de possibilidades.
As principais sazonalidades que marcavam momentos importantes de aumento de vendas no varejo brasileiro e descontos para os consumidores, estão perdendo o foco com a pulverização de descontos em datas casadas. A adoção oficial desse calendário pelo líder do e-commerce nacional, impulsionou o mercado a segui-lo e o resultado foi o crescimento exponencial deste novo cenário, com destaque para o 11/11.
Com o aumento de possibilidades de vendas e datas promocionais ao longo do ano, o desafio será ser estratégico para não saturar a relação com o consumidor. Por isso, o posicionamento das lojas e marcas precisará ser cada vez mais assertivo e criativo, quem fala com todo mundo, não fala com ninguém.
Pesquisas de comportamento mostram que o consumidor está cada vez menos suscetível a ações promocionais superficiais. O desafio do varejo será comprovar transparência, manter competitividade real e ofertar benefícios que se destaquem em um período de maior ceticismo. As marcas que integrarem tecnologia, escuta ativa, relacionamento humano e operações inteligentes terão vantagem competitiva nas principais sazonalidades do ano.
Definir quem é seu público, para que ele pense na marca antes da compra, é essencial, e a presença multiplataforma e comunicação omnichannel deixa de ser um diferencial e passa a ser o básico exigido pelo consumidor em decisões de compra.
Manter uma jornada verdadeiramente fluida, sem rupturas entre canais, ainda é realidade apenas de poucas marcas.Para que mais empresas consigam evoluir, será necessário o uso mais frequente de automações conversacionais e réguas de comunicação bem estruturadas.
Como melhorar e otimizar a comunicação com o consumidor?
É indiscutível o quanto o uso de ferramentas de IA podem automatizar e facilitar fluxos de conversa com os clientes, contudo é necessário atentar-se que a presença humana é essencial em algumas partes do processo.
Há algumas questões e situações que apenas a sensibilidade humana pode discernir.O consumidor precisa estar seguro que pode contar com a presença de outra pessoa em determinados contextos, para reduzir o atrito, embora a ferramenta tenha o poder de aprimorar e otimizar as jornadas de comunicação personalizadas agregando velocidade e precisão.
Neste processo, ouvir o consumidor e monitorar o NPS torna-se cada vez mais essencial para a compreensão das reais dores e necessidades dos clientes, que estão cada vez mais exigentes. Pesquisas recentes mostram que o brasileiro está cada vez mais experiente e exigente com compras on-line, 75% dos consumidores disseram que aceitam adotar alguma tecnologia para provar que são humanos, se isso garantir uma experiência mais justa de compra, com avaliações reais e menos golpes.
O e-commerce nacional está amadurecendo, e o consumidor também. Agora, basta se adaptar para garantir que a sua marca e loja online estejam entre as primeiras considerações na decisão de compra do usuário.
Gleissieli Souza é coordenadora de conteúdo e SEO na aunica interctive marketing.





















