
O que nunca pode ficar de lado é criatividade para sair do ´lugar comum´. Tanto que é justamente a criatividade e a capacidade de apresentar um diferencial que surpreende um cliente, segundo Giosa. “O que faz a diferença é um conjunto de detalhes”, acrescenta. E foi justamente nos detalhes que as empresas se destacaram. Como no caso da Bradesco Seguros, na campanha “Vai que…”, onde a linguagem bem-humorada foi utilizada para alertar as pessoas dos riscos que estão suscetíveis. Com o intuito de fazer com que os clientes tivessem noção da importância em se ter seguros, eles focaram na linguagem simples e divertida para serem notados, mas sem causar impactos exagerados. “Inovamos a estratégia de comunicação de seguros para ressaltar a importância dos produtos frente aos imprevistos. O objetivo é levar a mensagem de que o seguro é aliado da população em todas as horas. Um consumidor consciente sabe da importância de contar com instrumento de proteção pessoal, familiar e do seu patrimônio”, conta Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.
Inovar na linguagem também foi o que fez a Salsaretti, com uma ação 360º, na qual o foco era se diferenciar ante as outras marcas do setor. A intenção era sair do óbvio com uma mensagem diferente do que já existe, e que abrangesse os mais diversos canais. “A nossa grande sacada foi executar a estratégia 360º, com uma linguagem única na categoria de molhos, fora do universo ´naturalidade e tradição´. Ou seja, a linguagem para comunicar um produto natural e tradicional, que já é comumente explorado”, explica a gerente de marketing da categoria atomatados de alimentos e ingredientes da Bunge Brasil, Patrícia Rodrigues.
De forma mais radical, a Amanco e o Branco Pan apostaram na criação de um diferencial para a reformulação da marca, a fim de conquistar mais mercado e fortalecer a imagem. No caso da primeira, ela já estava disseminada no mercado e já tinha o seu reconhecimento, assim, a estratégia foi a criação de um ícone, incorporando características da marca, como maneira de identificação para os clientes. A sacada foi criar uma campanha em que o protagonista seria o seu público-alvo. Assim, a ação trouxe celebridades, mas sempre atuando em papéis de coadjuvantes. “Evitamos trabalhar com as celebridades endossando os produtos, abordagem que vem se mostrando ultrapassada e com pouca credibilidade, já que as verdadeiras estrelas para a marca são os profissionais da construção, como balconistas e instaladores hidráulicos, que são os recomendadores da marca”, conta Patrícia Barreros, gerente de marketing e comunicação da Mexichem Brasil.
Já o Banco Pan, querendo apagar uma imagem negativa a qual estava ligado, refez a sua identidade visual, reforçando características importantes para a empresa. “Rompemos com um passado negativo da marca anterior e, neste novo momento trouxemos atributos fundamentais no nosso segmento de atuação, como cordialidade, ética, respeito, transparência e cordialidade”, ressalta João Luís Prudente do Amaral, superintendente de marketing do banco.
Para Giosa, o reconhecimento dessas ações reforça a importância de estratégias criativas e bem elaboradas para garantir a boa experiência do cliente. “Mesmo tendo um conceito já consagrado, é essencial buscar a inovação, reciclá-lo, renová-lo para não apenas manter as conquistas atuais, mas buscar a crescimento através da admiração que uma marca pode conquistar junto a seus públicos”, sentencia.