Solução utiliza aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para responder dúvidas sobre vacinação e exames preventivos
A Tactium, empresa de soluções tecnológicas inteligentes para contact centers e experiências omnichannel, anunciou o lançamento da Juh, assistente virtual para ações de conscientização e prevenção do câncer de colo do útero no Brasil. Criada em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, a tecnologia contou com o desenvolvimento voluntário da empresa. Ela opera no WhatsApp e utiliza aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para responder a dúvidas sobre vacinação e exames preventivos, além de apoiar o treinamento de multiplicadores e agentes de saúde em projetos locais.
“O avatar da Juh foi inspirado em uma enfermeira, reforçando sua conexão com o público-alvo e seu papel de orientação no contexto da saúde. Ela não é apenas uma solução tecnológica, mas um símbolo da união entre ciência e inovação, criada para salvar vidas. Nosso propósito é usar a tecnologia para transformar realidades e promover impacto social. Estamos orgulhosos de contribuir com uma ferramenta que pode fazer a diferença na erradicação do câncer de colo do útero,” destacou Josie Picanço, CEO da Tactium.
O projeto “Juntos Contra o HPV” foi inicialmente implementado como um piloto no Ceará, capacitando multiplicadores em 10 municípios. Segundo Josie, “com o sucesso da iniciativa, surgiu o desafio de escalar as ações para alcançar agentes e comunidades em todo o Brasil. No futuro, o objetivo é expandir o uso da Juh para o público em geral, ampliando o impacto das ações para mães, pais e jovens. A Tactium e o Grupo Mulheres do Brasil também planejam expandir o alcance do projeto, com a meta de levar a Juh a todos os 5.569 municípios brasileiros”.
De acordo com a executiva, “além de seu papel prático, a Juh também será objeto de estudo científico conduzido pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadores estão avaliando o impacto da assistente virtual no aprendizado e na retenção de informações pelos agentes comunitários, comparando os resultados do treinamento presencial com o suporte digital”.





















