Rede implementa totens de autoatendimento e apps desenvolvidos internamente para otimizar a operação e avançar na jornada omnicanal
A The Best Açaí, rede de açaí e sorvete no modelo self-service, anunciou que está investindo em tecnologia própria para aprimorar a experiência do cliente. Com 680 unidades espalhadas pelo país, a empresa desenvolveu internamente um sistema completo de autoatendimento para facilitar a jornada de consumidores e franqueados. O sistema inclui totens com tecnologia própria, além de um aplicativo para clientes e outro para franqueados. O movimento é parte de uma estratégia de digitalização da marca e já está sendo implementado em unidades-piloto, como um quiosque 100% digital, sem atendimento em caixa.
“A iniciativa surge em um momento em que os consumidores brasileiros demonstram crescente interesse por soluções de autoatendimento. Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), 70% dos brasileiros priorizam o uso de self-checkouts para finalizar suas compras. Além disso, estudo da Zebra Technologies indica que 63% dos consumidores preferem utilizar totens de autoatendimento, destacando a conveniência como principal benefício”, comentou Luiz Machado, head de TI do Grupo The Best.
De acordo com o executivo, “a tecnologia foi idealizada também como resposta ao desafio operacional de manter a escalabilidade da rede sem comprometer a qualidade do atendimento. A ideia surgiu como parte do nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua da experiência do cliente. Identificamos que, especialmente em horários de pico, oferecer uma jornada mais ágil e autônoma traria ganhos importantes tanto para consumidores quanto para os franqueados”.
Segundo Machado, “a arquitetura do projeto segue padrões robustos. Os totens contam com telas touch, leitores de QR Code e terminais de pagamento integrados via TEF. O software embarcado foi desenvolvido a partir do próprio sistema de PDV da rede, o Gestor de Vendas, adaptado para o autoatendimento. No backend, a estrutura roda em Node.js/NestJS, utiliza banco de dados PostgreSQL e infraestrutura em nuvem com AWS e Azure, além de ser orquestrada por Kubernetes”.
A integração dos totens ao sistema de gestão da loja permite que os pedidos feitos entrem automaticamente no fluxo operacional, garantindo eficiência e segurança. “Os pagamentos são realizados com segurança por meio da tecnologia TEF, em conformidade com as exigências fiscais estaduais, o que nos dá flexibilidade e confiabilidade no processo”, destacou o head.
A novidade já está sendo testada em campo. A rede inaugurou uma unidade-piloto no modelo de quiosque, que opera exclusivamente por autoatendimento. Embora o rollout ainda esteja em fase inicial, Machado acredita que a operação já apresenta aprendizados valiosos. “É cedo para mensurar impactos definitivos em indicadores como redução de filas ou aumento da rotatividade, mas os feedbacks dos consumidores têm sido muito positivos. Eles valorizam a independência no processo de escolha e pagamento”.
Além do totem, o ecossistema digital da rede possui dois novos aplicativos: um voltado ao consumidor final, com funcionalidades de fidelidade e recomendação, e outro destinado ao franqueado, integrando pedidos, gestão e dados operacionais em tempo real.
Para Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí, o projeto é mais do que uma modernização da operação: ele representa um passo estratégico na construção de um ecossistema omnicanal completo. “A inovação está no DNA da The Best Açaí desde o início. Desenvolver a tecnologia internamente permite que a gente crie soluções sob medida para os nossos desafios. O autoatendimento é uma peça central dessa visão, que envolve uma lógica cada vez mais integrada de canais e experiências para avançarmos com autonomia em nossa jornada de digitalização e crescimento”.
Com previsão de fechar 2025 com mais de 1.000 unidades e um faturamento de R$ 1,1 bilhão, a empresa planeja escalar gradualmente o uso dos totens em todas as unidades da rede, acompanhando os resultados para garantir consistência operacional e boa recepção por parte dos clientes. “A aposta no autoatendimento é parte de uma visão maior: integrar tecnologia, conveniência e personalização em um modelo de negócios omnicanal, que coloca o consumidor no centro da experiência. A expectativa é que o modelo 100% digital ganhe tração nos próximos anos, especialmente em locais de alto fluxo, como quiosques, que oferecem uma experiência mais ágil e personalizada para os usuários, além de otimizar o atendimento e reduzir custos operacionais”, finalizou o executivo.