Embaixador da marca Mercado Livre fala do trabalho feito para conquistar, incentivar e reconhecer os pequenos e médios empreendedores dentro do ecossistema
O crescimento acelerado do comércio eletrônico nos últimos anos tem revelado tanto oportunidades quanto desafios para os pequenos e médios empreendedores. Apesar de um salto significativo da participação do varejo on-line brasileiro, ainda há uma grande defasagem em relação à média global, o que evidencia um enorme potencial a ser explorado. Nesse cenário, o Mercado Livre reforça a missão de democratizar o e-commerce e as soluções financeiras na América Latina. Com iniciativas de frete grátis, programas de reconhecimento, capacitação e investimento em logística, surge agora uma nova proposta de valor para os sellers representada pelo embaixador da marca, André Santos. Ele participou, hoje (20), da 1225ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA, para falar sobre sua atividade como voz ativa dos vendedores e articulador de soluções para esse público.
Logo de cara, o executivo reforçou que a missão do Mercado Livre é democratizar o comércio eletrônico e soluções financeiras para melhorar a vida das pessoas na América Latina. “Hoje, são cerca de 574 mil pequenas e médias empresas que dependem do Mercado Livre, o que significa 1,5 milhão de famílias sustentadas pelo empreendimento em toda a América Latina. Para atingir nosso objetivo, temos algumas frentes em ação para alavancar os pequenos empreendedores”. Uma das principais mudanças implementadas recentemente, segundo André, foi o frete grátis em compras a partir de R$ 19,00. “Isso traz uma grande recorrência. Mas não só. Aumenta também a participação dos vendedores que comercializam produtos de ticket menor, mas em grande volume.”
Instigado a falar sobre o surgimento do projeto do embaixador da marca, o executivo contou que começou a trabalhar na empresa em julho de 2008 no atendimento ao cliente. Confessando-se apaixonado pelo cliente-vendedor, o seller, depois de passar por todas as etapas de CX e CS, passou a ser uma voz ativa sobre o que acontece na comunidade de vendedores do Mercado Livre. “De todos os projetos de que pude fazer parte nesses 18 anos de empresa, teve um que me envolveu e impactou mais, que foi o dos avanços em logística. Isso me marcou muito dentro da organização como o vendedor da ideia. Além disso, criei o Prêmio Mercado Livre, para reconhecer os melhores sellers, e fui cocriador do Mercado Livre Lojinha, voltado para venda de brinquedos. Dessa forma, com esses movimentos, todos voltados aos sellers, acabei sendo convidado, em 2021, a ser o primeiro embaixador do Mercado Livre representando os vendedores, uma cadeira que só existe no Brasil, por enquanto”.
Ele aproveitou para adiantar o novo projeto que está envolvido, que é a criação de multiplicadores. A partir do próximo ano, eles irão ajudá-lo a dar conta desse desafio de estar perto dos vendedores. Também detalhou como está estruturada sua atuação, que inclui não só desenvolver vendedores, mas também fomentar a atividade por meio de relações governamentais. André falou ainda do êxito do Mercado Livre Experience, evento cuja edição mais recente contou com a participação de 19 mil vendedores e respondeu questões vindas da audiência. Uma delas, sobre o que os sellers mais desejam na companhia, resumindo a resposta em uma palavra: vender. “Cabe a nós preparar tudo para que ele tenha a melhor experiência de venda possível, como quando acabamos com a fricção nos pagamentos com a criação do Mercado Pago, que hoje já está maior que o Mercado Livre.”
O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1224 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (21), com a presença de Leonardo Ladeira, CEO do Portal de Compras Públicas, que abordará a revolução digital no mercado de compras governamentais; na quarta, será a vez de Paulo Yoo, diretor de experiência e programas de saúde do dr.consulta; na quinta, Alessandro Thompson, diretor comercial da InterCement Brasil; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Black Friday: a conquista do cliente pelo bolso ficou para trás?”, reunindo Marcelo Navarini, diretor geral do Bling, Luis Lourenço, diretor de novos negócios da RD Station, e Bruno Meira, coordenador de sucesso de e-commerce da Nuvemshop.