
Desde 2006, a cooperativa utiliza o telefone celular como canal para envio de autorização de exames e procedimentos médicos para os clientes, de informações para os médicos cooperados e como ferramenta de comunicação interna junto aos colaboradores. Os pedidos de autorização de procedimentos médicos, por exemplo, são diários, em grande volume e exigem retorno rápido.
Mensalmente, mais de quatro mil mensagens são enviadas para os clientes da Unimed, além daquelas direcionadas aos 1400 colaboradores, contendo informações sobre eventos, cursos e campanhas motivacionais. “Temos recebido feedback muito positivo dos clientes, médicos cooperados e colaboradores com dezenas de depoimentos favoráveis à ampliação do SMS como ferramenta de comunicação”, analisa o gerente executivo de Imprensa e Conteúdo da Unimed-Rio, Marcelo Kanhan.
A estratégia da Unimed-Rio é estabelecer uma comunicação direta, segmentada, em tempo real e mediante autorização do cliente. O modelo de relacionamento “one to one” interage e complementa o relacionamento feito por intermédio do site. “A Unimed-Rio encontrou no telefone celular o recurso necessário para reforçar a fidelização do seu público, com um custo muito competitivo e com a certeza de que a mensagem vai atingir o seu destinatário”, aponta a CEO da Okto, Ann Williams.
Para 2008, a cooperativa de saúde tem como plano a ampliação no número de clientes atingidos pelo SMS e atingir outros stakeholders, como os mais de 2 mil corretores que comercializam os planos da Unimed-Rio.