Fernando Cirne, CEO da Locaweb

Locaweb reforça estrutura com novas aquisições

A Locaweb anuncia duas importantes aquisições logo após um Follow On. A companhia, que fez IPO há um ano e boa parte dos recursos foram utilizados em importantes aquisições, acaba de avançar na estratégia de M&A com as compras da Credisfera , fintech que oferece soluções de crédito, e a Dooca , plataforma de e-commerce. “Há um ano fizemos o IPO, realizamos seis importantes aquisições e construímos o mais completo ecossistema de soluções de e-commerce para PME’s do Brasil. Estamos animados em anunciar mais duas importantes aquisições, logo após o Follow On, fortalecendo a nossa estratégia de M&A”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.

A história da Credisfera começou em 2015, na cidade de São Paulo, quando os sócios enxergaram uma oportunidade de mercado ao unir empresas que precisam de crédito com quem pode oferecer esses recursos. Desde então, a companhia se especializou em atender PME’s e já fez parcerias nesse sentido, oferecendo crédito para consultores de venda direta e vendedores de marketplaces. “A Credisfera é uma plataforma extremamente sofisticada de oferta de crédito para PMEs. A estratégia da Locaweb ao adquirir essa Fintech é oferecer uma solução integrada unindo a capacidade tecnológica e inteligência de crédito da Credisfera ao ecossistema de e-commerce da Locaweb”, afirma Rafael Chamas, CFO e diretor de Relações com Investidores da Locaweb. “A Locaweb possui uma base de mais de 400 mil empresas, muitas que já vendem online e precisam de crédito para evoluírem os seus negócios. Como temos bastante conhecimento e previsibilidade dessa base, teremos condições de oferecer empréstimos com taxas extremamente competitivas, de forma simples e integrada.”

Falando sobre a Dooca, a história também começou em 2015, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, quando os fundadores decidiram montar uma agência para criação sites e e-commerces. Percebendo uma latente demanda das pequenas empresas por lojas virtuais, decidiram criar uma plataforma que fosse fácil de usar, com boa experiência do usuário e descomplicada. Desde 2019, a Dooca vem consolidando um programa de parceria com agências de publicidade, que junto com outros canais de aquisição, teve crescimento exponencial de mais 650% em números de clientes e um ARR (Receita Anual Recorrente) de R$ 5 milhões. “A Dooca construiu uma plataforma extremamente fácil de usar e que permite que pequenas empresas se digitalizem e comecem a vender online rapidamente. Vamos aproveitar todo o potencial do atual ecossistema de e-commerce da Locaweb e agregaremos mais essa solução”, afirma Willians Marques, Diretor Geral da Locaweb Commerce, responsável por todas as unidades de soluções para e-commerce da companhia.

Os fatores que motivaram os fundadores dessas duas empresas a venderem as suas operações foram muito parecidos. Ambos enxergam o enorme potencial de sinergia com a base de clientes da Locaweb, um forte alinhamento de cultura e principalmente, a autonomia para seguirem os seus planos e contarem com mais recursos para isso, sejam financeiros ou intelectuais. Nas transações, a Locaweb adquire 100% das duas companhias, sendo R$ 26.6 milhões pela Credisfera e R$ 26.5 milhões pela Dooca. Os empreendedores ainda poderão ter direito a receber earnouts, que estarão vinculados ao atingimento de metas estipuladas pelo grupo. Seguindo o modelo de atuação da Companhia em outras aquisições, os sócios fundadores das duas empresas permanecerão nas operações e manterão os times de colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima