A aposta no digital para se aproximar do consumidor brasileiro

Executivos da Gree Electric Appliances descrevem o novo modelo de vendas por e-commerce no País

A Gree vem consolidando a presença no Brasil com uma estratégia ousada de investimento, inovação e foco em se aproximar do cliente, desde que tomou a decisão de entrar no mercado brasileiro, construindo uma planta industrial. Hoje, ela soma 1,8 milhão de m², com capacidade para produzir 2 milhões de aparelhos por ano, empregando cerca de 1.800 colaboradores. O resultado desse movimento é expressivo: recorde de produção em 2024. Para impulsionar ainda mais esse crescimento, a empresa acaba de reformular o site institucional e lançar uma plataforma própria de e-commerce, com um modelo de hub estratégico para fortalecer as vendas ao consumidor final e apoiar os parceiros. Compartilhando esses detalhes, Carlos Murano e Bruno Penha, respectivamente, gerente executivo de vendas e supervisor comercial da Gree Electric Appliances, participaram, hoje (13), da 1220ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Garantindo tratar-se da maior fabricante de aparelhos e ar condicionado do mundo, Murano iniciou contando que a Gree vem investindo na operação brasileira desde 2018, criando uma planta fabril três anos depois, e alcançando hoje 1,8 milhões de metros quadrados, com capacidade de produção de 2 milhões de aparelhos e cerca de 1.800 funcionários. “Em 2024, encerramos o ano com um recorde de produção no Brasil, registrando um faturamento 38% maior que o previsto e estamos nos encaminhando para quebrar novo recorde em faturamento e volume de vendas neste ano.”

O executivo atribui esse sucesso não só à experiência oferecida ao cliente, mas também à qualidade do produto. “Além do mais, dependemos, para ser bem-sucedidos, de um terceiro fator, que é fundamental para o bom funcionamento da operação como um todo, que é o instalador, nosso pilar número 1.” Essa preocupação com a excelência da qualidade parte, de acordo com o gerente, desde a matriz, em Zhuhai, na China, onde, sob a batuta da presidente da organização, Dong Mingzhu, a empresa cresce voltada obstinadamente a desmistificar a má fama dos produtos chineses pelo mundo. “Por exemplo, 100% da nossa produção aqui no Brasil é testada, e queremos colocá-la na casa do cliente para que, a partir da primeira experiência com o equipamento, nunca mais queira trocar de marca. Fomos a primeira empresa do segmento a estender a garantia, oferecendo 10 anos no produto e cinco anos no compressor, sendo a maior garantia do mercado. Isso prova o quanto confiamos no nosso equipamento e no instalador.”

Falando da nova estratégia de ação no Brasil, concentrando-se mais em São Paulo e Rio de Janeiro, ela foi desenhada a partir da constatação de serem esses os centros que mais compram por e-commerce. “Daí nasceu nosso mais novo canal, que é uma plataforma de vendas on-line com forte estratégia comercial, atacando esse mercado com mais ousadia frente à forte concorrência nesse eixo. Enquanto na China a plataforma utilizada para alavancar as vendas é primordialmente o Tik Tok, no Brasil, principalmente no eixo Rio-São Paulo, o canal mais utilizado pelo consumidor são as plataformas próprias ou marketplaces. Por isso, decidimos ir por esse caminho aqui.”

Segundo Bruno, as características da plataforma permitem que o consumidor tire todas as dúvidas sobre o produto e a instalação do mesmo, com atendimento humanizado. Ele deixou claro que a plataforma não está concorrendo com os distribuidores, mas sim como um apoio, atendendo o público acostumado a fazer as compras pelo on-line. Houve tempo ainda para os executivos comentarem outros assuntos e responderem questões trazidas pela audiência da live. O vídeo está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1219 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.


A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (14) com a presença de Vanessa Dutra, gerente de gestão de desempenho do Grupo Viamar, que falará  da personalização da experiência ao longo de toda jornada; na quarta, será a vez de Newton Ferrer, diretor de negócios e produtos da ConectCar, que abordará a revolução dos meios de pagamentos em mobilidade; na quinta, Maria Neves Rocha, head de atendimento do Esportes Gaming Brasil; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cinco anos de Pix: Qual o tamanho da revolução na experiência do cliente?”, reunindo Euricion Murari, diretor de inovação da Associação Brasileira de Bancos, Francisco Carvalho, diretor de TI e produtos do Efí Bank, Giuliana Cestaro, diretora de produtos da Fiserv Brasil, e Luis Moraes, head de banking da Celcoin.

Deixe um comentário

Rolar para cima