CEO da Treeal descreve a estratégia da fintech para escalar, oferecendo segurança, transparência, rapidez e muito dados aos clientes
A infraestrutura de pagamentos no ecossistema do Open Finance no Brasil tem avançado de forma integrada e segura. Interfaces padronizadas, APIs bem definidas e normas regulatórias têm promovido a interoperabilidade entre bancos, fintechs, empresas e consumidores. É nesse panorama que a Treeal vem se posicionando com um amplo portfólio de soluções de meios de pagamentos, tendo a centralidade no cliente como aposta para se diferenciar. Como resultado, a fintech fundada há cinco anos já realiza mais de 200 milhões de transações via Pix por mês, além de gerar informações estratégicas para seus clientes baseadas em dados. Detalhando a importância da cultura cliente para competir e escalar nesse concorrido mercado, João Santos, CEO da Treeal, participou, hoje (02), da 1192ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Ele iniciou explicando que, em 2020, apoiando alguns bancos a desenvolverem soluções para o Pix, houve a percepção da oportunidade de criar também soluções para outras empresas, tendo como diferencial um atendimento mais próximo, com bastante segurança e voltado para grandes volumes de transações, surgindo, então, a Treeal. “Atuamos especificamente no B2B, mas com foco em que nossos clientes consigam atender bem o cliente final, para quem se destinam as nossas soluções que permitem realização de Pix e todos os outros meios de pagamento. Nosso objetivo é atender varejistas, escolas, empresas financeiras e outras, para que possam oferecer o melhor serviço.”
Falando do propósito que deu origem à fintech, João explicou que o mercado, como um todo, acaba buscando soluções que tragam confiança e estabilidade com processamento de grandes volumes de transações. “Então, focamos muito nesses tipos de mercados, com destaque para aqueles com maior necessidade dessas soluções, como escolas, imobiliárias, a empresas de e-commerce, às quais podemos ajudar muito com soluções de check-out, gateway de pagamentos, permitindo a realização de vendas cada vez mais estruturadas.”
Nesses cinco anos, a empresa tem avançando por etapas, sendo que, em maio deste ano, recebeu autorização do Banco Central para operar como Instituição de Pagamento (IP), nas modalidades de emissora de moeda eletrônica e credenciadora, e também como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP). “Isso ajudou também no sentido de que, à medida que íamos acompanhando todas as políticas do BC para conquistar esse direito, viemos escalando, o que se acelerou muito mais depois da regulação final. Isso porque podemos atuar trazendo muita confiabilidade e segurança aos clientes, itens fundamentais para o êxito nesse mercado.”
Respondendo uma questão da audiência, ainda no âmbito do propósito da Treeal, João confirmou que realizma mais de 200 milhões de transações via Pix por mês, atendendo a empresas que demandam estabilidade, agilidade e decisões baseadas em dados. E complementou: “A base de dados é muito importante, porque em volumes de transações muito elevados as respostas precisam ser rápidas. É preciso ter a confirmação de que aquele pagamento foi realizado com sucesso, porque a eventual demora para saber se o Pix foi concluído pode até gerar uma fraude.” Ele acrescentou que a empresa possui uma base hoje, chamada de Business, com todas as informações consolidadas, permitindo fornecer dados granulados sobre a origem do pagamento. “O que ajuda nosso cliente na sua estratégia de marketing sabendo onde estão ocorrendo mais transações e direcionar sua atenção para ali. Ou seja, são os dados ajudando na tomada de decisão de negócios.”
O executivo detalhou também outras caminhos pelo qual a fintech busca se diferenciar, seja proporcionando cada vez menos fricção no momento das transações, ajudando o pequeno empreendedor a ter maior controle sobre o fluxo de caixa, a atenção aos canais de atendimento, entre outros. O vídeo está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1191 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.
A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (03), recebendo Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac, que abordará a cultura do relacionamento em demandas complexas; na quinta, será a vez de Priscila Aguiar, CEO da Academia Gaviões; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Retail Media: Evolução estratégica para agregar valor à jornada do shopper”, reunindo Karoline Kreili, diretora sênior de Rappi Ads e Retail Latam, Fátima Leal, diretora de key accounts da Unlimitail, Ivan Moreno, growth marketing manager da Seara, e Ricardo Vieira, fundador da Abramedia e do Clube do Varejo.