Gustavo Maia, CEO e fundador da Colab

A digitalização da gestão pública promovendo a participação cidadã

CEO da Colab destaca o papel da govtech na digitalização dos serviços públicos e na aproximação entre governos e cidadãos

Em um cenário em que a eficiência e a transparência se tornaram prioridades na administração pública, a Colab vem assumindo um papel de destaque ao transformar a relação entre cidadãos e governos. Eleita como “Melhor aplicativo urbano do mundo” pela New Cities Foundation, em 2013, a govtech brasileira desenvolve soluções digitais que permitem aos municípios modernizar os serviços, integrar processos e ampliar a participação popular. Com uma plataforma SaaS, ela já atua em mais de 130 municípios e impacta positivamente a vida de mais de 20 milhões de pessoas, conforme assegurou Gustavo Maia, CEO e fundador da Colab, ao participar, hoje (13), da 1243ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Dando o tamanho da dimensão da importância do setor público, o executivo iniciou apontando que mais de 70% da população, no Brasil, só tem acesso à saúde pelos serviços públicos e 80% do ensino médio brasileiro é público. “O governo está presente em todas as camadas da população. Por isso, para causar impacto positivo na vida das pessoas, não há caminho melhor do que aprimorar os governos e a comunicação dos cidadãos com os mesmos. Transformando o governo em algo mais eficiente, participativo e com mais controle social, vamos melhorar a vida de milhões de cidadãos.”

Ao falar do nascimento da Colab, o executivo recuou no tempo, falando do seu espírito empreendedor desde a infância. No caminho, juntou-se também o pendor pela política. Assim, em 2008, após passar por uma experiência empreendedora com uma empresa digital, chamou sua atenção o nível de digitalização da campanha presidencial de Barack Obama, nos Estados Unidos. “Conversando com amigos sobre esse fenômeno, entre eles Paulo Pandolfi, que viria a ser meu sócio-fundador, veio a ideia, nesse mesmo ano, de fazer sites e portais para políticos.” Nessa evolução, chegando em 2012, junto com crescimento das redes sociais, inicia a história da Colab. “A necessidade de melhorar a comunicação do governo e dos políticos com os cidadãos, nos levou a criar a empresa que, depois de um ano, já tinha uma plataforma estruturada. Isso veio se desdobrando até se transformar na Colab que existe hoje, trabalhando com a criação de impacto social.”

A ideia inicial, conforme explicou, era ser uma rede social voltada à cidadania, funcionando como um aplicativo por meio do qual as pessoas relatavam problemas encontrados na cidade – um feed que está presente até hoje. “Por outro lado, começamos a formatar como as prefeituras iriam receber e gerir essas demandas. E mesmo enfrentando resistência inicial, o nosso projeto foi crescendo, em Recife (PE), com os cidadãos aderindo e nós publicando as demandas nos canais oficiais da prefeitura, com boa repercussão nas mídias locais.”

Um dos primeiros marcos, ainda em 2013, com apenas três meses de existência, foi a plataforma ter sido eleita o “Melhor aplicativo urbano do mundo”, pela New Cities Foundation. Esse fato alavancou a história da Colab. Em 2014, surge o primeiro investidor, a empresa vem para São Paulo (SP) e começa a fechar contrato com grandes prefeituras, como canal oficial. Hoje, ela atende mais de 130 municípios e continua recebendo reconhecimentos internacionais. A plataforma evoluiu de uma rede de participação cidadã para uma solução SaaS para governos municipais, integrando atendimento ao cidadão, serviços digitais, canal de participação e dashboards para gestores públicos.


O vídeo, na íntegra, está disponibilizado no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1242 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,9 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerra a semana amanhã (14), com o Sextou, que debaterá o tema “Cultura cliente: O desafio operacional dos dados a favor da experiência”, reunindo Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, Cesar Carvalho, diretor de dados, inteligência artificial e tecnologia na ClickBus; Renato Costa, CIO, CMO e CSO da Odontoprev; e Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics.

Deixe um comentário

Rolar para cima