Marcio Avólio, CMO da Integralmedica

A nova lógica do mercado de suplementos diante da forte expansão

CMO da Integralmedica conta como a marca educa, inspira e fideliza consumidores em um mercado cada vez mais competitivo e em transformação

O mercado de suplementos vive um ponto de inflexão, marcado por crescimento consistente, maior concorrência e democratização do acesso a produtos antes restritos a nichos especializados. É a partir desse contexto que a Integralmedica enfrenta os desafios e as oportunidades desse setor, impactado também pela digitalização do consumo e pela mudança no processo de decisão de compra. Com um portfólio em constante expansão e presença cada vez mais multicanal, o Grupo BRG, do qual a marca faz parte, tem apostado na centralidade no cliente como eixo estratégico, integrando marcas, conteúdos e pontos de contacto para educar, inspirar e orientar o consumidor, conforme detalhou Marcio Avólio, CMO da Integralmedica, hoje (20), na 1264ª edição da Série Entrevista ClienteSA.

O executivo começou a conversa explicando que o mercado de suplementos tem mudado bastante, crescendo à base de dois dígitos todos anos, ao democratizar o acesso a esse tipo de produto. “O aumento da concorrência faz com que a decisão do cliente também mude, impactado pela transformação digital no consumo. Temos enfrentado esses desafios, com o grupo integrando várias marcas para educar, inspirar e motivar os consumidores nas melhores decisões de compra. E sempre com o conceito de centralidade no cliente permeando todas as nossas decisões.”

Ele reforçou que o mercado exige um portfólio sempre em expansão, inclusive pelo aumento no número de concorrentes nos últimos anos. “Embora sejam produtos regulados pela Anvisa, é baixa a barreira para a entrada de novos players. Isso impacta o comportamento do consumidor e a dinâmica de canais. O mercado de suplementação no Brasil nasceu e se consolidou por meio de um varejo especializado e, hoje, está em todas as prateleiras, desde o mercado do bairro até grandes supermercados e marketplaces, chamando a atenção do consumidor em geral.”

Nesse contexto, o CMO vê seu desafio crescer, lidando com uma nova jornada de aquisição, que inclui a pré-compra, tendo de desvendar como o cliente descobriu a categoria e quais motivos que levam a adquirir esse ou aquele suplemento. “Cabe a nós levar o melhor conteúdo para ele, entendendo em qual canal alcanço com mais facilidade. Sem dúvida, hoje, a luta das grandes marcas é pela conquista da atenção do consumidor. É preciso colocar relevância no discurso para conquistá-lo e, depois, fidelizá-lo com a ambição de torná-lo fã da nossa marca.”

Em cima disso, é necessário também acompanhar o uso do produto, para verificar se o cliente entendeu o propósito embutido do mesmo. Marcio acrescentou que o desafio é fazer essa informação especializada chegar ao consumidor, “o que faz parte da educação e motivação que leve à recompra sucessiva do produto”.

O executivo respondeu ainda questões da audiência, sendo levado a explicar como tem conseguido crescer mantendo a consistência e a qualidade dos produtos, além de decisões centradas no cliente. “Como líderes de mercado e autoridade no assunto, temos uma grande responsabilidade em educar o cliente para que não tenha um entendimento errado sobre, por exemplo, o uso da whey protein, e para que extraia os benefícios para sua saúde, performance e bem- estar.” Ele comentou também sobre a busca de proximidade com o cliente B2B com uma escuta ativa, observando também o “momento da verdade”, que é quando o consumidor está tomando a decisão de compra frente à gôndola, além de detalhar a guinada desse mercado para a multicanalidade. “Temos , hoje em dia, de estar onde cliente está e atendendo às diversas motivações que variam conforme vai se democratizando esse mercado com inserção de todo tipo de público.”

O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1263 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 4 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (20), com a presença de Eduardo Morelli, sócio e COO da Marisa.Care, que abordará a questão da IA na democratização da saúde preventiva; na quinta, será a vez de Flaviana Sallowicz, superintendente de cobrança de crédito do Banco BV; e, encerrando a semana, o sextou debaterá o tema “Comportamento do consumidor: O que vem por aí em 2026?”, reunindo Emilia Rabello, fundadora e CEO da Nós, Valéria Rodrigues, CEO da Shopper Experience, Gabriel Lescher, diretor de insights para a indústria da NielsenIQ no Brasil, e Tamara Lorenzoni, especialista em gestão de marcas de luxo.

Deixe um comentário

Rolar para cima