Tecnologia garante que 100% do valor doado chegue às causas escolhidas e prevê movimentar mais de US$ 100 milhões em doações até 2030
A Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas do país, anunciou o lançamento da solução Adyen Giving para o mercado brasileiro. A funcionalidade, que tem o objetivo de fomentar medidas de impacto social, permite que os comércios incorporem doações a causas beneficentes diretamente em seu processo de pagamento. A doação pode ser realizada pelo cliente no checkout de uma compra, tanto em formato on-line quanto físico, transformando transações cotidianas em oportunidades significativas de gerar impacto positivo na sociedade.
Na prática, o Adyen Giving possibilita que o consumidor escolha entre valores fixos de doação, arredonde o valor da compra ou defina uma contribuição personalizada. Como incentivo adicional para as companhias que ativarem a solução pela primeira vez no Brasil, a Adyen irá oferecer o benefício de donation matching, que consiste em a empresa igualar cada doação realizada pelos consumidores. Ou seja, a cada R$ 1 real doado por um consumidor, a Adyen doa mais R$ 1 real, dobrando o valor arrecadado para causas beneficentes.
Outro diferencial do Adyen Giving é o modelo sem comissões: a Adyen assume todos os custos de transação, incluindo tarifas de rede e de intercâmbio, garantindo que 100% do valor doado chegue diretamente à causa escolhida. Esse compromisso faz parte da estratégia de impacto social da Adyen e de sua promessa de destinar 1% de sua receita líquida aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Estabelecemos uma meta ambiciosa de processar, globalmente, cerca de 108 milhões de dólares em doações até 2030”, afirmou Maria Isabel Noronha, VP de Atendimento ao Cliente da Adyen Latam.
Ela também explica que a chegada do Adyen Giving ao Brasil reforça o compromisso global da companhia de apoiar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. “Ao oferecer ao mercado brasileiro uma ferramenta importante para se conectar com os clientes, ampliar a responsabilidade social e criar novas fontes de arrecadação para organizações sem fins lucrativos, a Adyen não só amplia sua atuação social, como facilita a doação de consumidores que querem contribuir e encontram uma maneira mais simples de fazê-lo”, finalizou Noronha.
Desde seu lançamento em 2020, o Adyen Giving já facilitou quase 35 milhões de dólares em doações ao redor do mundo, por meio de 39 milhões de microtransações de milhões de consumidores. Atualmente, a solução atende mais de 150 marcas em 30 países diferentes, conectando-as a um catálogo de mais de 200 organizações beneficentes, incluindo parceiros globais como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), UNICEF e Americares.
Eliminando a complexidade das doações no checkout
O Adyen Giving foi projetado para se integrar facilmente aos diferentes canais de vendas das empresas, que podem ativar as doações no ponto de venda e em vendas online em poucos dias – ou em somente algumas horas, a depender da integração do varejista. Para as empresas, o Adyen Giving oferece conciliação simplificada, já que a compra e a doação são processadas como duas transações separadas, o que facilita os relatórios e não gera cargas adicionais para as operações financeiras.
Os comércios também podem gerenciar facilmente suas campanhas de doação a partir da Adyen Customer Area, onde têm a opção de definir parâmetros de doação e iniciar ou encerrar campanhas com um único clique, sem necessidade de envolver desenvolvedores. Também são oferecidos relatórios detalhados para cada campanha, permitindo às empresas acompanhar seu desempenho.
Essa facilidade de implementação e utilização do Adyen Giving também ajuda o mercado a responder a uma demanda dos brasileiros. Segundo o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, pesquisa realizada com mais de 2 mil consumidores e 500 empresas que atuam no país, 19% dos consumidores brasileiros realizam doações mensais a causas sociais – índice maior do que a média global, de 15%. Contudo, apesar da consciência social entre os consumidores ser cada vez mais evidente, apenas 26% das empresas brasileiras permitem que clientes realizem doações por meio de compras online, enquanto a porcentagem de empresas que habilitam a doação em lojas físicas cai para 22%.