Rede de clínicas transformou sua operação com a integração e automação, reduzindo o esforço manual em 75% e aumentando a taxa de conversão de consultas em 10%
O AmorSaúde, rede de clínicas médico-odontológicas, anunciou o alcance de resultados expressivos com a implementação de tecnologias de inteligência artificial e automação em sua operação. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia cVortex, tem impulsionado a jornada do paciente, tornando o processo de agendamento mais eficiente e acessível.
“Gerenciando um volume expressivo de 1,5 milhão de consultas mensais e 3 milhões de agendamentos em suas 500 clínicas, a rede se deparou com a complexidade inerente à sua grande escala. Havia uma clara oportunidade para aprimorar a integração dos processos, a sinergia na comunicação e a consistência dos protocolos entre as unidades. Nesse contexto, a IA foi introduzida para transformar essa complexidade em eficiência operacional”, explicou Leonardo Tavares, CBMO do AmorSaúde .
A tecnologia permitiu que o AmorSaúde reduzisse em até 75% o esforço manual das equipes, garantindo uma operação mais ágil e produtiva e liberando mais tempo para o acolhimento e atenção ao paciente. Já a taxa de conversão de agendamentos aumentou em 10%, resultado da combinação de comunicação mais fluida, maior rapidez nas respostas ao paciente e integração total com o sistema da rede.
Além disso, os agendamentos realizados por IA já alcançam 45% de conversão, com atendimento natural, adaptado às necessidades do paciente e em múltiplos canais. Os resultados estão comprovados em cinco franquias, e o próximo passo é expandir a implantação para outras 50 unidades. Segundo Tavares, que também está à frente das áreas de CRM e Novos Negócios, o avanço consolida ainda uma cultura data-driven, permitindo que decisões estratégicas sejam tomadas com base em informações consistentes e centralizadas. “Conseguimos dar um salto de eficiência ao reduzir significativamente o trabalho manual e oferecer uma experiência mais ágil e integrada para o paciente. Hoje, a IA está no centro da nossa estratégia para garantir acessibilidade, performance e propósito”, afirma.
O case do AmorSaúde com as soluções da cVortex foi apresentado por Leonardo Tavares no “StartSe: Health & Biotech Day 2025”, em São Paulo, onde o executivo destacou o papel da tecnologia como vetor de inovação na saúde. O próximo desafio do AmorSaúde é a escalabilidade: a meta é que 30% das clínicas realizem ao menos 30% dos agendamentos por meio da IA nos próximos meses. “Este case mostra como a tecnologia, quando aplicada com propósito, pode transformar a saúde e torná-la mais acessível. É apenas o começo de uma jornada de inovação que vai continuar evoluindo. A meta de 30% de conversão nós já batemos, então o desafio passa a ser maior: 50 unidades com 45% de agendamento por IA performando até o final de 2025”, acrescentou Tavares.
Para a cVortex, a parceria com o AmorSaúde reforça o poder de soluções omnichannel com inteligência artificial para transformar grandes operações. “Nossa missão é eliminar ruídos, reduzir esforços e garantir uma experiência fluida tanto para o cliente quanto para a equipe de atendimento. Ver nossos recursos aplicados em escala, com resultados tão consistentes, confirma que estamos no caminho certo”, destacou Thiago Vieira, CEO da cVortex.