Leonardo Tavares e Thiago Vieira

AmorSaúde amplia eficiência e atinge 45% de conversão em agendamento com IA

Rede de clínicas transformou sua operação com a integração e automação, reduzindo o esforço manual em 75% e aumentando a taxa de conversão de consultas em 10%

O AmorSaúde, rede de clínicas médico-odontológicas, anunciou o alcance de resultados expressivos com a implementação de tecnologias de inteligência artificial e automação em sua operação. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia cVortex, tem impulsionado a jornada do paciente, tornando o processo de agendamento mais eficiente e acessível.

“Gerenciando um volume expressivo de 1,5 milhão de consultas mensais e 3 milhões de agendamentos em suas 500 clínicas, a rede se deparou com a complexidade inerente à sua grande escala. Havia uma clara oportunidade para aprimorar a integração dos processos, a sinergia na comunicação e a consistência dos protocolos entre as unidades. Nesse contexto, a IA foi introduzida para transformar essa complexidade em eficiência operacional”, explicou Leonardo Tavares, CBMO do AmorSaúde .

A tecnologia permitiu que o AmorSaúde reduzisse em até 75% o esforço manual das equipes, garantindo uma operação mais ágil e produtiva e liberando mais tempo para o acolhimento e atenção ao paciente. Já a taxa de conversão de agendamentos aumentou em 10%, resultado da combinação de comunicação mais fluida, maior rapidez nas respostas ao paciente e integração total com o sistema da rede.

Além disso, os agendamentos realizados por IA já alcançam 45% de conversão, com atendimento natural, adaptado às necessidades do paciente e em múltiplos canais. Os resultados estão comprovados em cinco franquias, e o próximo passo é expandir a implantação para outras 50 unidades. Segundo Tavares, que também está à frente das áreas de CRM e Novos Negócios, o avanço consolida ainda uma cultura data-driven, permitindo que decisões estratégicas sejam tomadas com base em informações consistentes e centralizadas. “Conseguimos dar um salto de eficiência ao reduzir significativamente o trabalho manual e oferecer uma experiência mais ágil e integrada para o paciente. Hoje, a IA está no centro da nossa estratégia para garantir acessibilidade, performance e propósito”, afirma.

O case do AmorSaúde com as soluções da cVortex foi apresentado por Leonardo Tavares no “StartSe: Health & Biotech Day 2025”, em São Paulo, onde o executivo destacou o papel da tecnologia como vetor de inovação na saúde. O próximo desafio do AmorSaúde é a escalabilidade: a meta é que 30% das clínicas realizem ao menos 30% dos agendamentos por meio da IA nos próximos meses. “Este case mostra como a tecnologia, quando aplicada com propósito, pode transformar a saúde e torná-la mais acessível. É apenas o começo de uma jornada de inovação que vai continuar evoluindo. A meta de 30% de conversão nós já batemos, então o desafio passa a ser maior: 50 unidades com 45% de agendamento por IA performando até o final de 2025”, acrescentou Tavares.

Para a cVortex, a parceria com o AmorSaúde reforça o poder de soluções omnichannel com inteligência artificial para transformar grandes operações. “Nossa missão é eliminar ruídos, reduzir esforços e garantir uma experiência fluida tanto para o cliente quanto para a equipe de atendimento. Ver nossos recursos aplicados em escala, com resultados tão consistentes, confirma que estamos no caminho certo”, destacou Thiago Vieira, CEO da cVortex.

Deixe um comentário

Rolar para cima