Veronicah Sella e Natiele Krassmann

As experiências interativas e emocionais no setor infantil

Cofundadoras da Criamigos buscam trazer de volta a conexão emocional das brincadeiras em família por meio de uma proposta disruptiva

Uma loja em que a experiência emocional em família é o principal diferencial para encantar crianças e pais. Foi pensando dessa forma que nasceu, há nove anos, a Criamigos. A rede de lojas permite a criação de pelúcias personalizadas, oferecendo a oportunidade de voltar o vínculo emocional com os brinquedos, deixando um pouco de lado o mundo digital. A marca deu tão certo que já se espalhou pelo Brasil, lançou um canal de desenhos animados no YouTube e, em mais um passo ousado, criou o complexo Mundo Criamigos, espaço com hotel e parque, que recria o universo dos bichinhos das lojas. Detalhando como surgiu a ideia e a trajetória de expansão do negócio, Natiele Krassmann e Veronicah Sella, cofundadoras da Criamigos, participaram, hoje (07), da 1102ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Tudo começou, segundo Natiele, com uma visita à NRF 2015, onde lhe chamou a atenção um modelo de negócio que envolvia bonecas de crochê. Isso lhe trouxe uma memória afetiva e a fez pensar em criar algo parecido no Brasil, onde não havia nada parecido no mercado. Depois da concepção da ideia dos bichos de pelúcia, levou um ano e dez meses até a inauguração da primeira loja, estruturando o negócio para resgatar a conexão com os brinquedos que era comum nas gerações passadas. “Éramos tidas como malucas, querendo começar um negócio de colocar roupas e sapatos em ursos de pelúcia em um momento em que a diversão digital apenas crescia. Mas deu certo, porque na verdade, o que estamos oferecendo é a oportunidade das pessoas passarem momentos agradáveis e divertidos com aqueles que amam”, afirmou Veronicah. Isso porque, o brinquedo, para ganhar vida, passa por toda uma cerimônia, realizada em família. “Então desde o primeiro dia, já entregamos uma experiência encantadora para os clientes, criando esse vínculo entre as crianças e os adultos com o produto.”

A previsão era vender 16 ursos por dia, suficiente para dar o retorno esperado. “Mas, para nossa surpresa, a primeira e pequena loja, de apenas 40 m², na cidade de Gramado (RS), no primeiro dia vendeu mais que o triplo do esperado. Isso porque já inauguramos com todos os detalhes pensados, seja no aroma do espaço, a música de fundo, a embalagem bonita.”  

De acordo com Natiele, a marca tem dois pilares de relacionamento com clientes: crianças de 2 a 11 anos e o adulto. “O desafio maior está na comunicação, pois já não basta mais colocar um anúncio em um grande veículo e alcançar todas as faixas etárias e perfis de públicos. Hoje, as crianças estão em algumas plataformas e os adultos em outras”. Já Veronicah, detalhando como se dá a experiência dentro da loja, explicou que, em primeiro lugar, a criança escolhe o bicho de pelúcia ao qual dará vida. Depois é permitido colocar uma gravação de até 10 segundos, com qualquer mensagem, dentro do brinquedo. “Já a terceira estação é onde a magia acontece, pois é quando enchemos o urso na hora, convidando a família a se abraçar em torno do ‘animalzinho’ que acaba de nascer, havendo o caso de muitos chorarem nesse momento. Até que chega ao quarto momento, que é o de vestir o bichinho, selecionando as roupas, sapatos e adornos, seguido da da certidão de nascimento do bichinho, com nome, data e local”. 

As executivas detalham também de que forma a Criamigos acompanha as trends, os lançamentos de filmes e o calendários de datas importantes para atualizar a moda dos bichos de pelúcia, levando a recorrência de compras nas lojas. Houve tempo para que Natiele contasse sobre as dificuldades iniciais ao criar um negócio disruptivo, trabalhando com uma atmosfera envolvendo todos os sentidos do ser humano na jornada de compra e como vieram avançando com esse propósito de criar vínculos emocionais. Puderam, ainda, relatar como essa cultura se solidifica, espalhando-se por mais de 70 lojas em 22 estados, por meio do sistema de franquias, além de traçar toda a trajetória que as conduziu à criação do Mundo Criamigos, complexo de 12 mil m² com hotel e parque, surgido dos sucesso do Clubinho Criamigos, desenhos animados no Youtube, cujo canal já conta com mais de 23 milhões de visualizações.


O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1101 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (08), com a presença de Bruno Venceslau, superintendente de dados e negócios digitais da Brasilprev, que abordará as inovações no digital para acompanhar o cliente; na quarta, será a vez de Adriano Serrano, diretor de operações da Biz; na quinta, Luciana Maranhão, gerente de CX, comunicação e marketing da Log CP; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Agronegócio: Como avança a cultura cliente e o olhar de inovação”, reunindo Gustavo Alves, CEO da Nagro, Thiago Casagrande Cardoso, diretor de agronegócios da Nstech, e Christiane Tuboni, gerente de CX da Basf Soluções para Agricultura no Brasil.

Deixe um comentário

Rolar para cima