General manager da Verifone fala das novidades tecnológicas que dão mais fluidez à experiência do cliente
Em sintonia com os movimentos de evolução do varejo, o processo de check-out tem evoluído de forma a dar fluidez na ponta dentro da jornada completa do consumidor. Nessa direção, a multinacional americana Verifone promete uma grande novidade. Com lançamento previsto para os próximos meses, a nova solução de biometria facial da empresa libera a transação por meio do sorriso do cliente à frente do terminal ou totem, sendo o ideal em compras feitas por autoatendimento. Detalhando essa e outras novidades, Caetano Altieri, general manager da Verifone no Brasil, participou, hoje (05), da 1172ª. edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Logo de cara, ele reforçou que a empresa procura estar sempre na vanguarda, contribuindo com tecnologia para o varejista oferecer melhores experiências aos clientes. Nesse sentido, o executivo destacou que, atualmente, há uma transformação constante dos meios de pagamentos, fornecendo hardware e software que evoluem juntos para dar fluidez à experiência nos check-outs. “Na popularização das soluções integradas para os meios de pagamentos há vantagens também para toda a gestão de estoques e tudo o mais, facilitando a vida do varejista, que vai fazendo parte também do ecossistema. Isso cria um desafio constante para nós, tendo que oferecer sempre novidades, antecipando-se às tendências e apontando para onde caminha o comportamento cultural dos consumidores”. Isso se manifesta, por exemplo, com clientes buscando otimizar o tempo, o que reflete na necessidade de um check-out cada vez mais fluido.
Indagado sobre eventuais descompassos entre a evolução da tecnologia e os hábitos dos consumidores no varejo, carecendo de um tempo de adaptação, o general manager concordou que existe uma curva crescente de popularização até surgir uma maior adesão, incorporando o comportamento. “Na interação com os clientes, a busca é por jornadas com o mínimo de fricção possível e as soluções integradas contribuem muito nesse aspecto. Ainda mais em relação às novas gerações, que não estão à procura de preço ou qualidade, mas por uma experiência dentro daquilo que elas têm como valores para se identificar com a marca. O momento do pagamento está inserido nesse contexto. Aqui, trabalhamos muito a evolução tanto do hardware como no software para contribuir nesse fator.”
Ele deu como exemplo o fato de toda linha de hardware ser acionada por Android, de forma aberta, permitindo a integração de outros sistemas. Somando-se a isso, mencionou as soluções financeiras já embarcadas dentro desses terminais. “Dessa forma, o varejista administra junto com o adquirente uma série de transações, existindo uma loja de aplicativos no terminal. Ele pode baixar e usar dentro daquilo que faz sentido para o seu negócio. Isso é não só experiência para o cliente, mas também eficiência operacional para o varejista, pois sabemos que hoje em dia as margens são apertadas e a competitividade requer preços convidativos aos consumidores.”
Quando ele começou a falar da quantidade de meios de pagamentos hoje possíveis nesses terminais, indo dos cartões de todos os tipos, com uso de senha ou contactless, QRCode, Pix, etc, e sempre em evolução, Vilnor aproveitou para trazer a seguinte questão vinda da audiência: “Qual a vantagem do pagamento por biometria facial, no varejo, sobre o pagamento por aproximação?”. E
Diante de uma pergunta da audiência, Caetano explicou que uma das vantagens da biometria facial é que o cartão de crédito ou débito já está cadastrado no sistema, junto com outras informações sobre o cliente. Assim, pelo reconhecimento facial, além do processo de pagamento, é possível fazer ofertas de produtos em cima de seus hábitos, aumentando o tíquete médio do varejista. “Na nossa solução, a autorização para que a transação seja feita, é por meio do sorriso do consumidor. Trata-se de uma excelente opção para quem faz as compras por autoatendimento, seja por um terminal ou um totem, que já reconhece o cliente instantaneamente.”
O executivo explicou que a biometria facial, como solução de pagamento, deve ter uma adaptação cultural mais rápida, em função de ser um recurso já utilizado em outras frentes já há algum tempo. O general manager falou ainda da aceitação de criptomoedas no varejo e de outras tendências em meios de pagamento. O vídeo está disponível, na íntegra, no canal o ClienteSA Play, no YouTube, junto com às outras 1171 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,7 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.
A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (06), com a presença de Emanuela Saraiva, gerente do SAC da Libbs Farmacêutica, que falará da cultura do cliente no centro em um setor altamente regulado; na quinta, será a vez de Marcelo Lucindo, CEO e fundador da Evoy Consórcios; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “IA no varejo: Onde estão os maiores impactos na experiência?”, reunindo Christiane Cruz Citrângulo, Chief Marketing Strategy Officer da Neogrid; Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo & Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul; Juliana Velozo, senior VP de Retail, CPG, Travel & Transportation e Healthcare da Thoughtworks Latam, e Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx.