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As 11 tendências cruciais para 2011-1: Atos Aleatórios de Amabilidade

Segundo o pessoal do Trendwatching, há uma megatendência no ar, que eles chamam Geração G (G de Generosidade, não de Ganância). Está na hora, portanto, da sua marca se engajar em Atos Aleatórios de Amabilidade (A.A.A.). Segundo eles, os consumidores estão buscando “a coisa real”, o toque humano. Por isso, é importante que as marcas estejam sempre surpreendendo e buscando maneiras mais efetivas de se conectarem com os consumidores.

Para as marcas uma estratégia A.A.A. séria (e sincera) pode significar mais compaixão e carisma. Alguma coisa que não tem preço e é divertida ao mesmo tempo.

O principal combustível dessa tendência é a capacidade que as marcas têm atualmente de saber o que está acontecendo nas vidas dos consumidores, na medida em que as pessoas tornam público cada vez mais, através do Facebook, do Twitter, etc., o que ocorre em suas vidas, como estão seus humores e em que lugar estão.

As redes sociais também permite que “atos de amabilidade” vão bem além dos seus destinatários, pois eles alegremente contam as boas notícias a amigos e seguidores. Eis dois exemplos interessantes para se copiar ou aperfeiçoar em 2011:

  • O serviço de entrega de flores Interflora lançou uma campanha de mídias sociais na Inglaterra que tinha a intenção de levantar o humor de usuários do Twitter, enviando flores para eles. Como parte da campanha, a Interflora monitora o Twitter, buscando usuários que acredita poderiam melhorar de humor. Quando encontram, envia-se um tweet para eles e um bouquet de flores.
  • A companhia aérea holandesa KLM lançou uma campanha no Foursquare chamada ‘How Happiness Spreads’ (“Como a felicidade se espalha”), que empregava uma “equipe surpresa” para dar presentes inesperados a determinados passageiros nos aeroportos. Durante o mês passado, novembro de 2010, tão logo alguém fazia o check-in em uma locação da KLM no Foursquare dentro da sua rede de aeroportos, a Equipe Surpresa buscava online mais informações sobre a pessoa, decidia qual o presente adequado e entregava-o antes do vôo. Um passageiro, por exemplo, tuitou que perderia um jogo do PSV Eindhoven enquanto estava em Nova York. A Equipe Surpresa lhe um guia Lonely Planet de NYC com todos os bares onde ele poderia assistir o jogo marcados em azul.

Fonte: Trendwatching.com

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