O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

“BBB” e Brasileirão terão interatividade pela TV



(reproduzido de AdNews)



Até o final deste ano, a Globo pretende lançar aplicativos de interatividade para TV digital. Os recursos que estão sendo desenvolvidos pela emissora há cerca de três anos, estarão disponíveis para o Campeonato Brasileiro 2009 e para a próxima edição do “Big Brother Brasil”.

De acordo com Raimundo Barros, diretor de engenharia da rede, os aplicativos permitirão que os usuários acessem pelo controle remoto informações sobre o programa, como a escalação dos times que estão jogando ou o perfil de cada participante do reality show.

Em 2006, a emissora realizou testes com usuários da NET e Sky Digital, durante o Carnaval e a Copa do Mundo. Já em abril deste ano, foram feitas demostrações de aplicativos criados em parceria com a Central de Globo de Produções.

Segundo Barros, o envolvimento de outras áreas da emissora, como o jornalismo ou a produção, aconteceu em 2008. “Até aqui, todo o desenvolvimento era apenas dentro área de engenharia da TV Globo, sem envolvimento da produção ou do jornalismo. A partir do ano passado, outras áreas começaram a abraçar a interatividade. As últimas eleições tiveram a participação da Central Globo de Jornalismo. Publicávamos os resultados divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais usando duas barras pretas na programação digital”, afirmou.

O executivo ainda explicou que todos os aplicativos são “Ginga Full”, ou seja, possuem suporte tanto para o padrão NCL quanto para o padrão J. Dessa forma, os serviços só poderão ser utilizados quando os primeiros middlewares Ginga J estiverem disponíveis.”Não há hoje no mercado conversores com o ‘Ginga Full’ (que suportem os padrões Java ou NCL) embarcado. O que existem são algumas empresas já com protótipos do middleware completo, demonstrando que as dificuldades técnicas já estão superadas. O dia em que esse produto estiver no mercado, você já poderá acessar os aplicativos”, completou.

Aposta na interatividade

Em busca de novos modelos de negócios, a Globo está apostando na interatividade como um pilar da TV digital. “A interatividade é uma forma de criar comunidades com os espectadores pois, com o canal de retorno, será possível receber os comentários dos espectadores em relação aos programas que estão no ar”, disse

Até o momento, 35% dos domicílios de TV brasileiros possuem cobertura do canal digital da TV Globo ou de suas afiliadas. Até a Copa do Mundo de 2010, a rede espera ter 30 emissoras capazes de transmitir o sinal.

Com informações do IDG Now!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima