O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Fidelização do consumidor: as 12 principais tendências para 2012

Segundo a Loyalty 360, uma organização voltada para fortalecer o conceito de que a fidelização do consumidor é uma estratégia crítica de marketing, estamos em um ponto crucial do ponto de vista mercadolótico. Apesar de os profissionais de marketing terem consciência de que reter e engajar os consumidores é fundamental para o crescimento sustentável, na prática, essas atividades continuam sendo um dos maiores desafios.

Para ajudar os profissionais a desenvolver estratégias mais efetivas, a Loyalty 360 sugere que mergulhem mais fundo nas seguintes tendências de fidelização do consumidor:

1.    Engajamento do consumidor é a jornada, fidelização é o destino. Fidelização é uma ideia muito maior, mais abrangente, mais rica e que cresce atualmente muito mais do que era no passado. Não se trata mais de pontos, descontos, milhas, prêmios; tem a ver com a maneira como os processos, as tecnologias, as ideias, as interações envolvem um indivíduo com a a marca. A única maeira de atingir a fidelização é através de um engajamento mais profundo.

2.    Haverá um foco renovado (e muito necessário) na retenção e na fidelização vs. aquisição do consumidor. A fidelização do consumidor é reconhecidamente o maior desafio não financeiro de negócios que as empresas enfrentam em 2012. Apesar de empresas de compras coletivas, como Groupon e LivingSocial estarem muito buzz, os profissionais de marketing estão percebendo que essas tecnologias baseadas em preço estão colocando seus focos fora do prêmio real: a fidelização do consumidor.

3.    As marcas precisam reconhecer os consumidores em todos os pontos de contato, especialmente no call center, para entregar uma experiência de qualidade. Uma pesquisa recente da Loyalty 360 descobriu que 78% dos respondentes acreditam que uma ótima experiência como consumidor os torna fiéis. Criar esse tipo de experiência para o consumidor envolve entregar serviços de alta qualidade em todos os pontos de contato, e os profissionais estão percebendo que isso significa integrar o call center à experiência geral do consumidor.

As outras 9 tendências serão publicadas em http://www.facebook.com/FernandoLGGuimaraesPublicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima