O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Nokia, a adesão que faltava



Landmarketing (Madia):

 

Ao anunciar no mês de agosto de 2009 que estava ampliando seu espectro de atuação e ingressando no território dos netbooks – computadores – a NOKIA mais que redefinir seu negócio – “estamos no negócio de conectar pessoas”, KAI OISTAMO, VP – rende-se a um momento de síntese de todos os últimos 30 anos do negócio da comunicação em todo o mundo. Onde a poeira baixa, as nuvens desaparecem, e no horizonte próximo as tendências se consolidam: nas casas, os media centers; nas ruas, nas pastas, os netbooks, e nos bolsos, os smartphones. E muito brevemente, nas nuvens, toda a memória do mundo.

Especificamente em relação as chances da NOKIA no novo território grandes e dramáticas interrogações. Era a referência em telefonia celular. Ainda é a líder mundial em smartphones, mas, dia após dia vai perdendo fatias generosas para o BLACKBERRY e para o iPHONE (APPLE). E, pelo andar da carruagem, o iPHONE passa a ser a referência na categoria e engole o celular. Isso desposicionará por completo a NOKIA, o que faz com que se aventure nessa nova e difícil revisão estratégica.

Seu netbook, o BOOKLET 3G roda o processador INTEL ATOM, e usa o sistema operacional WINDOWS; possui conexões 3G e WiFi e acena com uma bateria com duração de até 3 horas.

Enquanto isso, e reiterando a consciência de uma próxima definição dos 3 territórios, a DELL também anuncia, assim como a HP, seus ingressos no único onde ainda não se encontram, o dos SMARTPHONES.

Em verdade, o ingresso da NOKIA na fabricação e comercialização de computadores é uma recaída. Em 1991, depois de se julgar incapaz de concorrer com os principais fabricantes, muito especialmente a DELL, jogou a toalha e caiu fora, do território que quase 20 anos depois reconsidera, e reingressa.

Isso posto, e com esse movimento da NOKIA, os territórios estão definidos, e os concorrentes aliados: ALIA JACTA EST!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima